Gramado e Canela nas 4 Estações: mês a mês

Gramado e Canela mês a mês, estação por estação. Vem saber o que fazer em cada uma delas.

Fernanda Pereira
Por Fernanda Pereira11 min. de leitura

Um dos destinos mais visitados pelos brasileiros, a Serra Gaúcha reúne muita coisa boa! Com boa gastronomia, história e parques temáticos, Gramado e Canela são ótimas para conhecer o ano inteiro!

É fato, não importa o tipo de turista que você é, Gramado e Canela tem o que você procura.

Gramado e Canela no Verão

A época do verão que vai do dia 21 de dezembro à 20 de março é uma das melhores para quem procura tranquilidade e sossego. Isso porque da metade de janeiro até março estamos na baixa temporada por aqui, ou seja, hospedagens mais baratas, menos filas nos parques e restaurantes e ruas com poucas pessoas — inclusive na área central.

Catedral de Pedra

Janeiro: até a segunda semana de janeiro, entre os dias 14 e 15, temos os espetáculos do Natal Luz acontecendo durante a semana. Isso quer dizer que os preços dos hotéis até aqui ainda serão iguais à dezembro, além da movimentação de pessoas pelos lugares serem bem maiores.

Rua Coberta, Gramado
Passeio de Trem Maria Fumaça

Não esqueça, até a segunda semana de janeiro ainda estamos na alta temporada por causa do Natal Luz (que inicia em outubro).

Bustour Illumination

Fevereiro: oficialmente baixa temporada! Para quem procura viagem barata, esse é o seu mês. As poucas ou zero filas durante as atrações turísticas e em restaurantes também são ótimos motivos para vir a Gramado nessa época.

O agito do carnaval não acontece na mesma proporção como no Rio de Janeiro. Cidade tranquila e relaxante para quem está fugindo exatamente disso.

Tour Cervejeiro

Entre finalzinho de Janeiro à Março temos a Vindima, época da colheita da uva nas vinícolas da região.

Uma época muito festiva, ainda mais na cidade de Bento Gonçalves a 110km de Gramado. Conhecida nacionalmente como a capital do vinho, os passeios nas vinícolas são voltados às homenagens do povo italiano e suas tradições.

Festa da Vindima, Bento Gonçalves / Foto: Giordani Turismo

Dicas de passeios: Vitivinícola Jolimont, Trem Maria Fumaça, Tour Gran Reserva, Wine Bus, Tour Esperienza Del Vino, Tour Caminhos de Pedra + Vale dos Vinhedos.

Os passeios citados têm saída de Gramado ou Canela. Caso esteja hospedado em Bento Gonçalves conheça: Enoturismo no Vale dos Vinhedos, Especial Tour Vinícolas, Tour Enoubotique.

Vinícola Strapazzon, Bento Gonçalves

Março: se o início do mês é voltado à vindima, lá pela metade de março já temos várias apresentações de páscoa rolando por Gramado e Canela, com uma decoração super temática pelas ruas.

Aproveite para conhecer todas as lojas de chocolate que existem nas cidades, além dos parques com essa temática.

Ainda estamos na baixa temporada, mas os preços já sobem um pouco em relação à fevereiro.

Reino do Chocolate Caracol, Gramado

Gramado e Canela no Outono

Chegamos na época mais bonita do ano, pelo menos ao meu ver. É porque as folhas estão caindo, deixando as ruas repletas de pétalas por todos os cantos, além de termos a visita de um sol muito iluminado junto com aquele friozinho da Serra Gaúcha.

Free PSD mockups: http://feliperizo.co
Foto de: @felipepelaquim

Entre final de março à junho, o outono já faz parte da média temporada. A primeira razão é pela páscoa, seguida por feriados em maio até a frente fria de junho. Uma época muito especial para quem deseja pegar o típico clima de Gramado e Canela.

Abril: clima de páscoa total pela cidade e com uma decoração lindíssima! As lojas de chocolate sempre está lotadas de turistas que desejam degustar e levar para casa o famoso chocolate gramadense. Dias e noites agitados na cidade, com muitas pessoas passeando pelas ruas inclusive nos dias de semana.

  • Temperatura: e o frio está chegando... Com mínima de 15° e máxima de 25° já prepara o casaco e calça, pois você vai usar.
  • Dicas de passeio: Mundo de Chocolate, Tour de Chocolate, Reino do Chocolate. É interessante fazer um passeio com temática religiosa nessa época, como o Sinos da Catedral, em Canela.
Fábrica da Florybal Chocolates, Gramado

Maio: tem frio, tem sol e tem a festa da colônia em Gramado, com muita dança e culinária europeia. Os feriados existentes nesse mês chamam muito a atenção dos turistas de vários estados brasileiros.

Esculturas Parque Pedra do Silêncio, em Nova Petrópolis

Estes passeios retratam toda a cultura do povo europeu, principal colonizador dessa região. Vale a pena viver um pouco esse resgate histórico.

Maio também é o mês das mulheres

Dia das mães + mês das noivas, maio também pode ser um mês super romântico. Para eternizar a sua viagem, conheça Jardim do Amor, Le Jardin Parque de Lavandas, MUM Museu da Moda, Casamento dos Sonhos, Sequência de Fondue no Campo, Café Colonial Bela Vista.

Sequência de fondue no campo, Ecoparque Gramado

Junho: já estamos na alta temporada, o frio começa a reinar e ganhar cada vez mais espaço durante os dias. Os dias dos namorados é, com certeza, o mais romântico do mês.

Restaurante Malbec, em Gramado

Gramado e Canela no Inverno

Chegou o momento mais esperado! De junho à setembro, no auge da alta temporada, o inverno é a estação que mais recebe turistas. Amada por muitos, tudo em Gramado e Canela transborda frio, aconchego e muuuuito chocolate quente.

Hot coffee on a cold day
Foto de: Alex Padurariu

Já falamos de junho né? Então vamos para o mês mais badalado.

Julho: sem dúvidas, o mês de Gramado e Canela. Alta temporada, preços mais elevados, muita gente na cidade mesmo com temperatura baixa! Sim, capricha no look de inverno porque você vai precisar.

Mês das férias de inverno, é muito escolhido pelos pais para curtir uma viagem com os filhos. Óbvio que no seu roteiro não poderá faltar parques e museus temáticos, certo?

Noite Gaúcha, em Canela

Agosto: preços com um valor promocional, isso porque o período de férias (julho) já passou. Estão aqui quem conseguiu fazer um recesso no inverno e escolheu fugir do grande público. Perfeita para casais, com a cidade romântica e completamente iluminada durante à noite.

O que não falta é atração para o dia dos pais também. Os museus automobilísticos ganham força aqui. Frio demais, até para quem é do sul. Procure passeios mais fechados e comidas quentes.

Temperatura: o mês mais frio da Serra Gaúcha, tendo até nevado nos últimos dois anos (2020, 2021). Se não tiver muita roupa quente em casa, tá tudo bem, já que a cidade tem lojas por todos os cantos com roupas térmicas. Máxima de 12°C (é, eu avisei).

Dicas de passeios: Sequência de Fondue, Noite Gaúcha, Museu Egípcio de Canela, Cristais de Gramado, Noite Suíça, Rodízio de Pizza na Fra Noi, Tempero do Campo, Kraustin Bier, Museu do Caminhão, Salão Super Carros, Hot Minis, Escape Game, Museu do Automóvel, Mundo a Vapor.

Museu do Caminhão, em Canela

Setembro: nem é tão inverno e nem é tão calor, é primavera rs. Setembro está no meio de duas estações, cada qual bonita da sua maneira, por isso é um mês mega especial para viajar.

É lindo ver as flores desabrochando, ainda mais na famosa avenida que liga Gramado e Canela, chamada de Avenida das Hortênsias. Qualquer passeio ao ar livre, dentro ou fora das colônias, é uma ótima pedida.

Em comparação à agosto, setembro é um mês com baixo fluxo de pessoas e as passagens áreas mais em conta.

Cânion Itaimbezinho

Gramado e Canela na Primavera

Cada dia que passa chegamos mais pertinho do verão. Setembro, o mês das flores traz todo aquele quê romântico que a cidade tanto pede. Mas e outubro, novembro e dezembro?

Parque Lago Negro, Canela

Bom, outubro e novembro são consideradas média temporada. Tem gente! Ainda mais porque é o início da época do Natal Luz e as apresentações natalinas em Gramado.

Outubro: o agito começa novamente, ainda mais no mês das crianças né? As atrações temáticas são ótimas por serem divertidas e lúdicas. Deixe o seu lado criança falar mais alto e visite o máximo de lugar que conseguir. Mês ideal para viajar também com os amigos e já entrar de clima de natal.

Alpen Park, em Canela

Novembro: um mês bem agitado, por assim dizer. Com alguns feriados e o calor tomando conta, novembro é agradável para todos os gostos, todas as idades. Espere uma cidade cheia, já que o Natal Luz está acontecendo.

Planeje bem seus dias de viagem para que todos sejam agradáveis, conhecendo o máximo de atração por aqui. Prepare-se para encontrar algumas filas dentro de atrações específicas e procure restaurantes maiores, que comportam muitas pessoas, assim não precisará enfrentar filas de espera.

Parque Aldeia do Papai Noel

Dezembro: o mês natalino carrega tantas tradições em Gramado e Canela. A cidade está no seu auge, com uma decoração belíssima presente desde outubro. Muito iluminada, o que faz a gente querer passear pelo centro até altas horas da noite.

Também, vários passeios e jantares são feitos especialmente nessa época do ano, como ceia natalina e ceia de ano novo. Muitos restaurantes preparam um jantar a rigor para os turistas que estão por aqui.

Nem preciso dizer que é alta temporada. Tem muita gente na cidade, ainda mais no período da noite por causa dos espetáculos do Natal Luz. Saia mais cedo sempre para não chegar atrasado nos lugares e escolha passeios que tenham transporte incluso, isso poupará muito estresse.

Mátria Parque das Flores, São Francisco de Paula

Como chegar em Gramado e Canela?

Para explicar direitinho, fiz um post detalhado com opções e tempo de viagem. Mas posso dizer aqui que o serviço de transfer é, de longe, umas das melhores opções. Você estará seguro com uma empresa responsável e especializada nesse tipo de serviço.

Vinícola Jolimont, em Canela

A opção privativa é ótima para quem está em grande grupo, pois o preço não é individual, e sim por carro.

O legal dessa região é que ela sempre está pronta para receber os turistas. Cada ano tem uma atração nova sendo inaugurada, geralmente temática a algum filme ou personagem da cultura pop.

Exceed Experience Park

Gramado e Canela são ótimas para casais, família, amigos, excursões. Crianças, adolescentes e idosos. Por isso que esse destino sempre está na lista dos mais visitados!

Quem conhece sempre quer voltar, impossível viajar apenas uma vez. Tem muita coisa boa para ser feita, então vem logo!!!! Baixe o aplicativo GuiaPass disponível em Android e iOS e monte o roteiro perfeito, bem do seu jeitinho.

Até logo 😉

Instale o GuiaPass em seu celular e tenha ainda mais praticidade e agilidade

Melhore ainda mais a sua experiência com o app GuiaPass. Mais facilidade para planejar a sua viagem e manter-se conectado. Disponível para Android e iOS.

GuiaPass na Play StoreGuiaPass na AppStore
App GuiaPass

Fique por dentro

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas e ofertas imperdíveis para sua viagem.