Como chegar em Gramado e Canela: o guia completo e definitivo

Muitos serviços (e caminhos!) nos levam à Serra Gaúcha. Veja aqui as melhores opções para a sua viagem.

Fernanda Pereira
Por Fernanda Pereira6 min. de leitura


Traslado

Começamos o post com o traslado, a principal escolha dos turistas quando o assunto é transporte. A segurança é o princípio básico desse serviço, pois a empresa contratada se responsabiliza por qualquer contratempo que surgir antes, durante e depois da viagem. Sem dúvida, a melhor escolha em termos de comprometimento com o cliente.

É importante agendar o traslado pelo menos uma semana antes da viagem, já que cada empresa disponibiliza sua própria tabela de dias e horários de embarque e desembarque. O valor é individual e você ainda tem a opção de escolher traslado privativo, caso ache necessário.

Foto: Togo RV

Geralmente, o embarque é feito no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e a viagem dura cerca de 2h30min. Por esse motivo, a escolha do trajeto é feita visando a comodidade tanto do motorista, como do passageiro, sempre escolhendo rotas sem ou com pouco tráfego.

Há também opções de traslado que buscam seus passageiros no Aeroporto Regional de Caxias do Sul Hugo Cantergiani (CXJ/SBCX), cidade a 68km de Gramado.

A distância entre a capital e a Serra Gaúcha é considerável, em torno de 115 km, por isso muitos turistas têm dúvidas em relação a qual horário agendar o transfer. Sabendo que o desembarque do avião é sempre demorado, escolha um período que tenha, aproximadamente, 1 hora de diferença da sua chegada no aeroporto, assim você terá tempo suficiente para pegar suas malas, ir ao banheiro, comer alguma coisa e, por fim, embarcar em outra viagem.

O traslado é um serviço compartilhado com outros passageiros, sendo feito em vans, ônibus ou micro-ônibus (dependendo da quantidade de pessoas no dia). Há também a opção de transfer privativo, para 4, 6, 10 e até 18 pessoas. O preço do privativo também difere do traslado comum: no comum o preço é por pessoa, já aqui o preço é pela locomoção. Então, se estiver em um grande grupo vale muito mais a pena o privativo que o compartilhado, certo?

Na volta, o processo é quase o mesmo. Aliás, no site do GuiaPass é possível agendar a ida e volta no mesmo dia, para deixar tudo agendado e organizado. Acredito que o único dado que difere é o horário escolhido para voltar, contabilizando umas 5 horas de diferença do seu voo.

Essas cinco horas são essenciais para você ter uma viagem tranquila e segura. Tanto no site, como no aplicativo, é possível simular o melhor horário para o transfer de volta.  

Aplicativo de Mobilidade Urbana

Os serviços de aplicativos vêm ressignificando cada vez mais o transporte no Brasil, seja Uber, Cabify, 99 entre outros. Sendo assim, seria impossível não citá-los aqui no post como uma das opções a serem consideradas.

Embora à primeira vista pareça ser uma ótima opção, você precisa estar atento aos pequenos detalhes nos quais acabam fazendo toda diferença: é importante contatar o motorista com antecedência, pois muitos podem negar a viagem, justamente pela distância e duração da corrida.

Foto: Dan Gold

Levando em conta o tempo da viagem, tudo pode acontecer no meio do caminho: seja um pneu furado, falta de gasolina ou até problemas mais sérios no carro, podendo deixar você e o seu grupo em uma situação bem complicada. Fazendo uma comparação com o serviço de traslado, este problema não aconteceria com a empresa encarregada, pois ela já está preparada para qualquer tipo de imprevisto, com uma equipe bem preparada.

Táxi

Mesmo com os aplicativos de mobilidade urbana se popularizando cada vez mais, o táxi ainda é muito utilizado pelos turistas. Por ser um serviço de longa data, é provável que alguém conheça um taxista de confiança para indicar. É possível você encontrar um ponto de táxi em aeroportos e rodoviárias, algo que acontece em Porto Alegre.

Foto: Peter K

Os poréns são iguais aos do serviço por aplicativo: leve em consideração sobre os problemas que poderão acontecer na viagem e o número de bagagens.

Aluguel de Carro

Essa opção é muito boa para você que busca um turismo além de Gramado e Canela, fazendo um tour completo pela Serra Gaúcha. Tanto no aeroporto de Porto Alegre, como em Gramado, há empresas que efetuam este serviço como, por exemplo, a Localiza Hertz.

Foto: Devon J.

Os caminhos que nos levam à Serra Gaúcha

Agora que já sabe quais são as melhores opções de transporte para chegar até Gramado e Canela, que tal falarmos sobre as principais rotas?

Vamos mostrar aqui no post as três principais estradas escolhidas (e percorridas) pelos gaúchos. As rotas são muito similares quando falamos de duração de viagem, o que muda na verdade é o que você deseja encontrar e fazer durante este percurso.

Foto: Google Maps

A primeira opção, geralmente escolhida por quem deseja uma estrada mais tranquila, é o trajeto que passa na RS-020 e RS-115, onde estão as cidades de Porto Alegre, Gravataí, Morungava, Taquara, Parobé, Igrejinha e Três Coroas. Em grande parte do roteiro não há muitas cidades metropolitanas ao redor, isso quer dizer que você não verá um fluxo intenso de carros e a viagem será mais tranquila.

Comparando com os outros trajetos, este é o mais longo, sendo 1h e 52 minutos segundo o Google Maps. Entretanto, ele poderá ser o mais rápido, justamente pela falta de carros e sinaleiras durante o roteiro.

A segunda opção pode parecer a mais simples entre as três, mas é ótima para quem planeja um tour de compras. Depois de passar por Porto Alegre, siga pela BR-116 (Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo), até chegar em Novo Hamburgo, cidade nacional dos calçados. Ainda, temos o shopping Fashion Outlet, local onde você encontrará as melhores marcas nacionais e internacionais de roupas e sapatos. A seguir, na RS-239, temos as cidades Parobé, Nova Hartz, Igrejinha, Três Coroas e, por fim, Gramado. Fique atento aos pedágios, neste trajeto temos dois.

Rota Romântica

Por fim, a terceira opção tem duração de 1h e 42 minutos e conta com a Rota Romântica, o maior e melhor motivo para você escolher este caminho. O nome da rota não é em vão, fazendo jus ao trajeto que é construído através da belíssima vista natural, com árvores, flores e morros por toda parte. Mas atenção! É preciso cuidado ao volante, já que a estrada possui muitas voltas delicadas.

Foto: rotaromantica.com.br

Depois de Porto Alegre, basta pegar a BR-116 sentido Gramado. Neste caminho, você também passará por Novo Hamburgo. A diferença aqui é que, além de ter a chance de fazer um tour de compras, ainda conhecerá pequenas cidades gaúchas que foram colonizadas pelos imigrantes europeus.

Uma ótima escolha para quem planeja um tour histórico e cheio de emoções. Se estiver viajando durante a semana, ainda terá a chance de conhecer os museus de cada cidade, praças, centro históricos... Com certeza uma viagem inesquecível. Para saber mais, acesse o site da Rota Romântica e fique por dentro de todos os espetáculos culturais da região durante o ano.

Foto: Amanda Sofia

E o melhor! A Rota Romântica ainda conta com duas opções de caminho: após Estância Velha, conhecer Dois Irmãos e Morro Reuter; ou Ivoti e Presidente Lucena. Os dois trajetos acabam em Picada Café, seguindo para Nova Petrópolis, até chegarem a Gramado.

A nossa dica é você sair cedo para curtir cada segundo desse tour cultural (e muito romântico), evitando pegar a estrada à noite e grande tráfego de carros —principalmente na BR-116

Caxias do Sul

O caminho escolhido por Caxias do Sul, uma das grandes cidades do Rio Grande do Sul, pode ser bastante interessante para você que viajará de avião, já que a cidade também tem um aeroporto. Mas fique atento: diferente do aeroporto Salgado Filho, aqui não temos grandes opções de horários para os voos. Também, chegando ao aeroporto, você precisará contatar um serviço de traslado para chegar até Gramado. A distância entre as duas cidades é de, aproximadamente, 70 km.

Foto: Brendan Steeves

Deu para perceber que muitos caminhos nos levam a Gramado e Canela, né? Além disso, existem muitos serviços que oferecem um transporte seguro e responsável, como é o caso dos traslados aqui do GuiaPass.

Pesquise e converse com quem já esteve visitando a Serra Gaúcha e analise as opções colocadas aqui no post. Para mais dúvidas, nossa central de atendimento está totalmente à disposição.