Roteiro Gramado e Canela: dicas de passeios para toda a família

Roteiro completo para você curtir Gramado e Canela ao lado da sua família. Saiba quais são as atrações para cada idade

Fernanda Pereira
Por Fernanda Pereira7 min. de leitura

Sem dúvida, Gramado e Canela são uns dos melhores destinos turísticos do Brasil. O que não falta aqui são parques, museus, restaurantes temáticos e praças ao ar livre para serem visitados.

Parque Lago Negro

Perfeito para quem está viajando em família, as cidades tem o enorme poder de encantar e entreter todas os gostos e idades.

Saiba agora o que fazer em Gramado e Canela, seja com crianças pequenas, adolescentes e/ou idosos.

Gramado e Canela - crianças, adolescentes e idosos

Grupo Dreams: 6 parques temáticos em um único passaporte

Sim, você não leu errado! Os melhores e mais famosos parques temáticos de Gramado e Canela são adquiridos em um único passaporte, contendo os 6 ingressos o que torna beeeem mais barato do que comprar individualmente.

Selfiegramado

Entre as atrações estão: Museu de Cera Dreamland, Selfiegramado, Harley Motor Show, Hollywood Dream Cars, Salão Super Carros e Parque Vale dos Dinossauros.

Vale dos Dinossauros

O passaporte é para quem procura visitar o máximo de atração possível nas cidades, além de serem super divertidos para crianças, adolescentes e idosos. Aqui todos os parques têm muita magia, música, interação... com ambientes totalmente lúdicos. Vale super a pena já que as visitas aos parques preenchem boa parte do dia, senão todo ele.

Hollywood Dream Cars

Mini Mundo: Parque de Miniaturas

Outra atração incrível e ótima para visitar com a família é o Mini Mundo. Os detalhes do parque realmente impressionam e o tempo nele é de, aproximadamente, 1 hora. Dentro do local ainda temos cafeteria e lojas de souvernirs.

Impossível não se apaixonar pelas réplicas perfeitas de vários monumentos importantes do Brasil e do mundo. Ali pertinho dele também fica o Parque Lago Negro, perfeito para passar uma tarde com as crianças e os avós. Combo completo ✅

Tour no Vale com Café Colonial

Um tour pela cidade sempre é bom né? Melhor ainda quando é feito pelo interior de Gramado, nas pequenas colônias da cidade. Mas por que é bom para crianças? Porque ele vai muito além de um passeio cultural.

Aqui visitaremos algumas casas das principais famílias da região, com muito verde, área ao ar livre para os pequenos caminharem e o total contato com a natureza, inclusive com animais da região.

Olivas de Gramado

Ainda na vibe das colônias, o parque Olivas de Gramado é para quem deseja passar boa parte do dia. Ao ar livre, temos momentos únicos de contato com a natureza e animais na Fazendinha.

Ótima atração e que vale cada centavo, fazendo com que todos do grupo fiquem felizes e realizados. Além de, claro, aproveitar muito o espaço que tem, ainda, um incrível restaurante e degustação de azeite de oliva.

Acquamotion: parque de águas termais

Quem não gosta de água? Ou melhor, quem não gosta de água quentinha no inverno? O Acquamotion é aquela atração imperdível e que todos precisam conhecer!

As piscinas por si só já seriam algo único, mas o parque ainda tem tobogãs, bar dentro d'água, piscina totalmente kids, piscina com ondas e uma infraestrutura de cair o queixo. E tudo isso incluso no pacote 😉

Gramado e Canela - crianças de todas as idades

As atrações voltadas para o público infantil são, geralmente, também muito agradáveis para os papais e mamães. Como disse antes, os parques são bem estruturados e com decorações ultrarrealistas, fazendo com que os adultos também acabem curtindo cada momento.

Parque Terra Mágica Florybal

Perfeito para passar o dia! O Terra Mágica é repleto de atrações, desde parques, brinquedos, esculturas, teatros e ambientes totalmente mágicos que irão aguçar a imaginação são só dos pequenos, como dos pais.

Vá com a roupa mais confortável da mala e leve muita disposição para passar um dia incrível, de muita alegria.

Alpen Park

Uma boa escolha para você que procura um parque de diversão, o Alpen park tem opções para todas as idades, incluindo um passaporte totalmente kids. O Trenó, brinquedo mais desejado pela galera, é uma das melhores atividades não só do parque, como da cidade inteira!

O destaque aqui vai para as atividades radicais, como, por exemplo, o arvorismo. Se você está viajando com crianças + adolescentes, definitivamente esse é o seu ponto turístico!

Big Land

Se em Gramado temos o Mini Mundo, em Canela temos o Big Land (kkkk). O parque onde tudo é big junta a nostalgia dos brinquedos antigos e a tecnologia dos brinquedos atuais.

Uma atração totalmente voltada para pais e filhos, de interação e histórias de gerações que se conectam através do laço familiar. É, para ser sincera, até muito emocionante ver os pais "se jogando" nas brincadeiras, voltando a serem crianças.

Escola de Magia em Gramado

O parque homenageia um dos grandes clássicos da literatura infantojuvenil, Harry Potter. O amado bruxo e seus amigos são muito bem representados nessa escola repleta de magia e poderes sobrenaturais.

Entramos em um mundo totalmente fantástico, com suas aulas e matérias nada convencionais. Também é possível fazermos uma aula de voo de vassoura, demais né?

Snowland - Parque de Neve

O parque de neve mais famoso do Brasil atrai milhares de turistas o ano inteiro! Completo para passar o dia inteiro, a criançada vai poder fazer bonecos de neve, patinar no gelo, brincar na neve, descer de boia no Ice Motion e muito mais.

Embora o parque inteirinho seja bem frio, o Snow oferece roupas mega quentinhas para você curtir o dia sem problemas.

  • Dica: vá cedo para não pegar fila e curtir beeeem o parque.

Aldeia do Papai Noel

O tema do parque é "natal o ano inteiro" e eles conseguem cumprir isso tudo. Com direito ao Bom Velhinho sentado na poltrona vermelha, a Aldeia traz o melhor do clima de natal em cada detalhe.

Gramado e Canela: passeios para a terceira idade

Tour Linha Bella

Assim como o Tour no Vale, o Linha Bella também resgata a história dos imigrantes europeus, homenageando principalmente a cultura italiana. Um passeio divertido com música por todo o percurso, almoço típico e muita história sobre esse povo tão trabalhador, tão alegre.

City Tour em Nova Petrópolis

Já em Nova Petrópolis conhecemos a cultura germânica, os principais colonizadores da cidade. Cada atração aqui é rica em detalhes, desde a culinária até a arquitetura.

Parque do Imigrante

Comida também é o que não falta, ainda mais com as famosas chimias da região. A palavra de origem germânica, schmier, significa "algo pastoso".

Tour Colonial Sabores da Serra

Mais um tour para colocar na lista, o Sabores da Serra traz o melhor de Gramado e Canela em um único dia. Por aqui tem muito vinho, muitos produtos coloniais, história e tradição. Tudo isso, é claro, acompanhado por um guia turístico.

Vitivinícola Jolimont

A Mina

O museu de pedras preciosas, em Gramado, possui um incrível túnel subterrâneo com mais de 850 pedras expostas, extraídas de diversos países (principalmente da América Latina).

Ao lado do museu temos o delicioso restaurante Carazal, com muuuita comida campeira. O buffet livre traz o melhor das três culinárias existentes em Gramado: gaúcha, italiana e alemã. Para completar, o local ainda tem um lindo jardim, aquários com peixes e pedras por todos os lados.

Cristais de Gramado

E falando em museus, outro passeio incrível para fazer é no Cristais de Gramado, bem na entrada da cidade. Você encontra uma loja inteira de produtos feitos com cristal, além de uma apresentação ao vivo sobre o seu processo de fabricação. Muito impressionante!

Sinos da Catedral

Já em Canela temos um tour mega especial dentro da Catedral de Pedra (uma das 7 maravilhas do Brasil), os sinos da igreja e seu museu recheado de artigos religiosos de 1940 até 1970.

Do ponto mais alto da igreja, conseguimos ver boa parte da região central da cidade. Além disso, os imensos sinos encantam nossas vistas. São, ao total, 12 feitos de bronze pesando 14 toneladas.

Percebeu que tem muita coisa boa para fazer em Gramado e Canela, né? Além dessas já citadas, temos uma lista com as 29 melhores atrações para conhecer.

Ah, e claro que já temos um post no dicas explicando direitinho como vir à Serra Gaúcha. Agora só falta mesmo você agendar os dias da viagem e correr pra cá 😎