Gramado e Canela: duas cidades, um só destino

Planejando conhecer a Serra Gaúcha? Confira agora as principais dúvidas e dicas sobre esse destino.

Que etapa boa é essa de planejar a viagem! Sabendo disso, criamos uma lista de dúvidas e dicas importantíssimas sobre as duas principais cidades da Serra Gaúcha: Gramado e Canela. Juntas, formam um único destino turístico repleto de natureza, parques temáticos e um centro gastronômico inspirado nos imigrantes europeus.

Estarei em Gramado, posso conhecer Canela também? 🤨

É claro que sim! Aliás, quando falamos que as duas cidades formam um só destino, queremos dizer que elas são tão próximas e as atrações turísticas tão similares, que é impossível conhecer apenas uma. Os 9 km de distância entre as duas são repletos de lojas de roupas e sapatos, bem como as de chocolates e diversos parques temáticos. Você pode fazer esse trajeto de Uber ou até de mesmo de Bustour, o incrível ônibus City Tour que passa pelos principais lugares de Gramado e Canela.

Foto: Oscar Gill

Desci no aeroporto Salgado Filho, e agora? 😯

São quase duas horas e meia de Porto Alegre até Gramado, por isso é importante você procurar um serviço de transporte antes de viajar, a fim de organizar melhor a sua chegada no aeroporto e não correr o risco de encontrar traslados lotados — pois isso pode acontecer, ainda mais na alta temporada. Aliás, no post Como chegar em Gramado e Canela: o guia completo e definitivo explicamos direitinho todas as opções de transporte, bem como as rotas opcionais para chegar até a Serra Gaúcha. Se você ficará em Canela, fique tranquilo! Tanto o traslado, como os serviços de mobilidade urbana (uber, táxi etc) deixam você na porta do hotel ou pousada.

Foto: Erik Odiin

Como é o clima da região? 🍂

Viajar para a Serra Gaúcha em pleno inverno não tem erro: frio intenso, com temperaturas chegando até abaixo de zero em alguns horários do dia. Mas e nas outras estações? Sabemos que o clima dessa região é úmido temperado, então pode esperar aquele friozinho no início da manhã ou finalzinho da tarde. A dica aqui é sempre levar um casaquinho, uma calça e um tênis bem quentinho na mala, já que em janeiro, por exemplo, a temperatura pode variar entre 16°C a 30°C.

Foto: Allef Vinicius

Onde ficar em Gramado e Canela? 🤔

Se você procura boa gastronomia e atrações turísticas por perto, evitando andar de carro, a nossa dica é escolher algum hotel ou pousada que estejam na região centro da cidade. Em Gramado, além dos restaurantes e cafeterias, você poderá visitar lojas de souvenirs, a Rua Coberta, a Rua Torta, a Fonte do Amor Eterno e a Igreja Matriz São Pedro. Já na região centro de Canela, você conhecerá a famosa Igreja Nossa Senhora de Lourdes, conhecida popularmente como Catedral de Pedra e a Estação Campos de Canella, local em que se concentra cafés, restaurantes, pubs e lojas.

Onde comer? 😋

A região é conhecida pela forte influência da cultura alemã e italiana, então você pode esperar boas opções de restaurantes para conhecer durante a viagem. Entre elas, temos os cafés coloniais, perfeito para quem está com a família e quer uma refeição completa durante o dia; o famoso e delicioso fondue como jantar, ainda mais se estiver à dois. E, se você procura o combo comida deliciosa + diversão, as pizzarias temáticas e as noites italianas e alemãs são as escolhas perfeitas.

Foto: Josh Hild

Passeio de Maria Fumaça 🚂💨

O famoso Trem do Vinho é um dos passeios mais desejados pelos turistas e, também, um dos que mais surgem àquela dúvida na hora de escolher o pacote ideal. Isso acontece porque a maioria das pessoas pensam que o trem está em Gramado e, de lá, o turista conhecerá também Bento Gonçalves. Na verdade, o trem Maria Fumaça fica em Bento Gonçalves, cidade quase a 200 km de Gramado, e tem como rota de passeio as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa. Perfeito para quem procura uma atração completa e que dura o dia inteiro, o ingresso do trem inclui degustação de suco e vinho entre as estações e visitação no Parque Temático Epopeia Italiana, em Bento. Ok, é muita informação, eu sei! Mas agora que já nos localizamos, podemos escolher o pacote que mais se encaixa no nosso perfil, aqueles que compõem traslado, almoço e visitação nas vinícolas. Embora há a opção de comprar apenas o bilhete para a Maria Fumaça, a nossa dica aqui é você escolher um pacote que tenha traslado, assim você não precisará se preocupar com o percurso ao longo do passeio.

Foto retirada do site Giordani Turismo

Snowland ⛄

Com uma temperatura de -5°C, o parque de gelo e neve em Gramado proporciona uma experiência única ao turista. Entre as atrações temos a Montanha de Neve, a patinação no gelo e o Ice Motion, além de um espaço kids, espetáculos e a praça de alimentação. Com atividades para toda a família, a nossa dica é chegar cedo para aproveitar cada cantinho do Snow, além de curtir as atividades quantas vezes quiser. Também, não se esqueça de levar luvas, toucas e outras roupas quentes para se proteger do frio pois, embora o parque forneça a roupa necessária, não se esqueça que a temperatura aqui é abaixo de zero. A cerca de 10 minutos do centro da cidade, você poderá contratar um traslado ou até mesmo chamar um Uber para ir até o parque. É bom lembrar que o local também possui estacionamento próprio, caso você esteja de carro, e o valor não está incluso no ingresso.

Parque Estadual do Caracol + Bondinhos Aéreos 🚡⛺

Saindo um pouco do agito dos grandes parques temáticos, em Canela temos o Parque Estadual do Caracol, local voltado totalmente à natureza e onde você conhecerá a tão famosa Cascata do Caracol. Bem perto dali, a cerca de 1 km, temos o Bondinhos Aéreos que fica dentro do Parque da Serra. O legal desses dois lugares é que, além de conseguirmos ver a Cascata em diferentes ângulos, eles possuem outras atividades, como museus e um espaço livre para as crianças brincarem. Esse mini tour é perfeito para os dias ensolarados. Além disso, vá com uma roupa confortável e que você se sinta totalmente à vontade para sentar no chão, pegar um solzinho e curtir a natureza.

Foto: Pedro Henrique

Agora que você já sabe as principais informações para organizar a sua viagem, que tal receber mais dicas sobre esse destino por e-mail? Cadastre-se na nossa newsletter e tenha o nosso conteúdo por lá também. Siga o GuiaPass nas redes sociais.