8 casas de fondue: deliciosos e aconchegantes em Gramado e Canela

O prato de origem suíça é uma das grandes especialidades da Serra Gaúcha. Veja aqui os sete melhores fondues da região. 🍷😎⤵

Fernanda Pereira
Por Fernanda Pereira6 min. de leitura

Ir a Gramado ou Canela e não experimentar um delicioso fondue é como ir à praia e não entrar no mar, ou seja, praticamente impossível! Digo isso pois o prato é uma das maiores (ou talvez a maior) especialidade da Serra Gaúcha, sendo possível encontrá-lo por toda a região.

O fondue é, geralmente, composto por três etapas: para começar temos o fondue de queijo derretido e os acompanhamentos variam entre pães, batatas, goiabas e vegetais; em segundo temos o famoso la pierrade, com três ou mais tipos de carne acompanhadas por deliciosos molhos da casa; por fim, o fondue doce banhado por chocolate ao leite, acompanhado de frutas e marshmallows.

Esse prato delicioso é muito famoso na Serra Gaúcha, e fica mais especial ainda acompanhado de um vinho no inverno. Para ajudar na sua escolha, selecionamos os 7 melhores fondues da região. Os critérios utilizados aqui foram:

  • Ótimo atendimento
  • Ambiente charmoso e acolhedor
  • Carnes e acompanhamentos de excelente qualidade
  • Avaliação entre 4.3 até 5.0 no Google

Vue de la Vallée

O Vue de la Vallée não fica no centro da cidade, mas se você está procurando um fondue espetacular e atendimento idem, esse é o seu local e nenhuma distância servirá como empecilho. Situado em Gramado, o restaurante é portador de uma das avaliações mais altas de fondue na região pelo Google, com 4.8 pontos muito bem representados entre atendimento impecável, fondue delicioso e local extremamente aconchegante.

O restaurante abre diariamente às 18 horas e conta com 13 opções de fondues e 15 tipos de molhos diferentes, além de servir um queijo derretido incrivelmente delicioso.

Endereço: Av. das Hortências, 2989 - Vila Suiça, Gramado - RS, 95670-000

Malbec Restaurante

Bem no agito do centro de Gramado temos o luxuoso e famoso Malbec, restaurante com um vasto cardápio disposto a agradar qualquer paladar. Mas, como estamos falando da Serra Gaúcha, é claro que uma das escolhas mais pedidas pelos turistas no local é o fondue, do qual não deixa a desejar em nada.

O tradicional da casa é formado pela sequência de queijo, la pierrat (carne) e, por fim, o de chocolate. O destaque especial aqui vai para a deliciosa linguiça calabresa como um dos acompanhamentos da sequência de queijo. Então imagina agora: você, a calabresa e o queijo derretido… Sim, uma verdadeira obra de arte. O restaurante abre diariamente das 11h30min até as 23h.

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2101 - Centro, Gramado - RS, 95670-000

Belle du Valais

Também na região central da cidade, o Belle du Valais é outro restaurante que vale a sua visita e atenção, começando pela decoração extremamente elegante e marcante (o que nos faz sentir em um castelo). O atendimento atencioso complementa o estilo romântico do local, ainda mais no inverno quando as lareiras são acendidas, deixando o ambiente ainda mais confortável.

Considerado o melhor restaurante suíço do Brasil, aqui é oferecido a sequência tradicional, sendo o fondue de queijo, o fondue de chocolate e o fondue de carne, intitulado La Pierrade. Aberto das 19 horas à meia-noite, o toque especial fica por conta dos waffles servidos no fondue de chocolate. Tem algo melhor que isso.

Endereço: Av. das Hortênsias, 1432 - Centro, Gramado - RS, 95670-000

Restaurante St. Gallen

Perto dali temos o Restaurante St. Gallen que, a primeira vista, poderá transparecer simplicidade, mas não se engane. A escolha da decoração sofisticada é para você mesmo que procura um restaurante romântico mas sem aquele visual cheio de informação. O fondue é a especialidade da casa, sendo acompanhado com 14 tipos de molhos. O detalhe especial vai para a porção de polenta frita que acompanha o fondue de carne além das batatinhas e pãezinhos, um bom motivo para conhecer o St. Gallen. Aliás, outro grande bom motivo é que entre sexta-feira e domingo o restaurante abre de dia, das 11:00h até as 15h30min e depois às 18 horas. Já no resto da semana abre normalmente na parte da noite.

Endereço: Av. das Hortênsias, 1122 - Centro, Gramado - RS, 95670-000

Château de la Fondue

Também localizado no centro de Gramado, o Château de la Fondue é uma ótima opção para você que está procurando um restaurante mais rústico, mas charmoso ao mesmo tempo. No cardápio encontramos oito especialidades de fondue.

E para os amantes do chocolate branco, aqui vai uma super novidade: no restaurante você encontra a opção de chocolate branco como acompanhamento no fondue doce, maravilhoso não é mesmo? Aliás, não se preocupe com horário: o Château de la Fondue abre todos os dias às 11h30min.

Endereço: R. Cel. João Corrêa, 101 - Centro, Gramado - RS, 95670-000

Le Chalet de la Fondue

O charmoso e aconchegante Le Chalet de la Fondue chama a atenção de todos os turistas logo na entrada com sua bela arquitetura que remete à Suíça antiga. O Chalé, como é chamado carinhosamente pelos turistas, possui uma decoração intimista, mas muito elegante.

O atendimento profissional dá entrada ao que se pode esperar do resto da noite: excelência. Há três sequências de fondue, sendo la pierrad, chinoise e camarão. Um dos fondues mais antigos da região, o Le Chalet inicia suas atividades às 18h. Já no sábado e domingo funciona também ao meio dia. O destaque do restaurante vai para a opção de fondue sem lactose, algo único em Gramado.            

Endereço: Av. das Hortênsias, 1297 - Centro, Gramado - RS, 95670-000

La Maison de La Gare Fondue

Esta é uma ótima opção para você que está em hospedado em Canela e procura um restaurante a altura de Gramado. O La Gare está situado na Estação Campos de Canella e oferece uma sequência incível de fondue, com um atendimento idem.

Um diferencial da casa são os acompanhamentos. Além os comuns e usados pela maioria dos restaurantes, aqui temos também cogumelos salteados na manteiga, tomatinhos cereja e docinhos. Aqui também temos duas opções no fondue doce, chocolate preto e chocolate branco. Uma verdadeira delícia! O fondue é servido no período da noite, a partir das 19 horas.

Endereço: Largo Benito Urbani, 77 - Sala 13 - Centro, Canela - RS, 95680-000

Chez Lys Blanc

Situado em Canela, o Chez Lys Blanc é um dos mais famosos fondues da região e eu te digo o porquê. Com uma decoração clássica à la française, o restaurante oferece a sequência tradicional de fondue, assim como os outros já citados. Mas aqui há uma grande surpresa: na sequência de chocolate temos duas opções, sendo a do chocolate ao leite tradicional e o chocolate trufado, uma deliciosa mistura do chocolate branco, doce de leite uruguaio e licor!

Uma ótima opção para quem está hospedado em Canela ou quem quer conhecer um pouco mais da cidade, o restaurante abre de terça a domingo, a partir das 19 horas. Aliás, depois de conhecer o Chez Lys Blanc, que tal dar uma volta na Catedral de Pedra? Um verdadeiro espetáculo e que valerá a noite, pode ter certeza.

Endereço: Av. Osvaldo Aranha, 437 - Centro, Canela - RS, 95680-000

Colocamos aqui no post os 8 melhores fondues que possuem melhor avaliação no Google, atendimento eficaz e que oferecem uma excelente gastronomia. É claro que existem vários outros restaurantes pela Serra Gaúcha, com todos os tipos de preços.

A nossa dica é você também pesquisar no Tripadvisor. Nele, você encontra avaliações e feedbacks muito interessantes de clientes que já estiveram nos restaurantes citados aqui.

Não esquece de compartilhar esse post com quem estará com você nessa viagem inesquecível e tente escolher o melhor de todos (o que eu acho impossível 😂)