Turismo Responsável: o novo conceito de turismo
O programa feito pelo Ministério do Turismo visa retomar e incentivar o turismo no Brasil, de forma segura e responsável.
Mesmo sendo clichê falar que a era pós-Covid19 mudou completamente nossas vidas, foi exatamente isso mesmo que aconteceu e ainda está acontecendo. Um novo mundo nasceu após a pandemia, com novos objetivos, pensamentos e cuidados. No turismo não seria diferente, até porque foi um dos setores mais afetados durante esse período.

Pouco a pouco, o turismo tem retornado às atividades, da forma mais cuidadosa possível. Visando essa retomada, o Ministério do Turismo criou o programa Turismo Responsável, uma iniciativa que estabelece boas práticas de higienização para os setores que compõem o turismo.
Essas boas práticas consistem em protocolos específicos para a prevenção do Covid-19, reforçando sempre a segurança e o bem estar do turista, antes, durante e depois da viagem.

Os setores que podem adquirir o selo são:
- Meios de Hospedagem
- Agências de Turismo
- Transportadoras Turísticas
- Organizadoras de Eventos
- Parques Temáticos
- Acampamentos Turísticos
- Restaurantes, cafeterias, bares e similares
- Parques Temáticos Aquáticos
- Locadoras de veículos para turistas
- Guias de Turismo
Qualquer um dos serviços citados acima precisa ter o selo exposto em fácil acesso, seja no local (colado em algum lugar) ou mencionado no site. Cada setor possui suas próprias medidas de segurança e você poderá acessá-las através do site do Governo ou do QR Code contido no próprio selo do local.

É claro que nós, como turistas, também temos o nosso papel dentro do Turismo Responsável. Além de estar sempre de máscara e portar álcool em gel, devemos priorizar hotéis estabelecimentos ou serviços que possuem o selo. Caso você veja alguma irregularidade ligue para o número 136, Disque Saúde. Para mais informações, acesse turismo.gov.br.