Trem Maria Fumaça em Gramado? Viaje sem dúvidas!

Um dos passeios mais desejados da Serra Gaúcha ainda gera muitas dúvidas. Aqui o guia completo do famoso Trem Maria Fumaça 🚂💨

Fernanda Pereira
Por Fernanda Pereira10 min. de leitura

Você com certeza já viu a imagem do trem Maria Fumaça por aí em algum assunto relacionado à Serra Gaúcha, certo? Isso acontece pois o passeio é um dos cartões postais dessa região, sendo cada vez mais procurados pelos turistas brasileiros.

O Trem do Vinho, como é carinhosamente chamado pelos turistas, une cultura e história dos imigrantes italianos neste passeio tão mágico que é a Maria Fumaça.

Mesmo sendo uma das atrações mais procuradas pelos turistas quando estão na Serra Gaúcha, o Trem Maria Fumaça ainda gera muitas dúvidas para quem vem de fora. Não só por ser um passeio longo, mas também por não ser em Gramado, cidade onde geralmente os turistas se hospedam.

A Maria Fumaça é o passeio ideal para quem procura uma atividade que dure o dia inteiro. Muito divertido do começo ao fim, o seu principal objetivo é recontar a história dos imigrantes italianos através de músicas, teatros e danças por todas as estações.

Voltamos ao passado e vivenciamos, por algumas horas, o que foi e como foi a vida dos colonizadores europeus, lá em meados do século XX. Aliás, a caracterização do passeio é muito específica e parece, mesmo, que estamos viajando no tempo!

É claro que temos a presença da nossa querida e amada cultura gaúcha, com direito a uma incrível apresentação musical bem gaudéria. O bilhete do trem inclui degustação de vinho, suco de uva e espumante pelas estações e o ingresso para a visitação no Parque Temático Epopeia Italiana.  

A história do Trem Maria Fumaça

Em meados do século XX, temos o serviço ferroviário passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa que transporta produtos locais, como por exemplo o vinho. Além de ajudar na economia do estado, o trem serve como transporte para a população até os anos 70. Em 1992 retorna as atividades, mas agora como uma atração turística.

Retomar às origens dos imigrantes italianos e sua trajetória é o objetivo principal do Trem do Vinho. Por todo o percurso, você verá incríveis espetáculos que recontam, de forma divertida, a história de luta e superação desse povo.

Foto retirada do site Giordani Turismo

O trem a vapor é formado por uma locomotiva e seis vagões. Juntos, fazem um percurso de 23 km passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Os vagões são espaçosos e possuem local para você colocar a sua taça de vinho ou suco de uva (então não se preocupe em beber antes da viagem! Aqui, o seu conforto e lazer são o mais importante). A equipe da atração turística, sempre muito gentil, inicia o tour contando um pouco sobre a história da Maria Fumaça.

Essa jornada dura, em média, duas horas e a maioria das atrações são feitas durante a viagem — sim, dentro do trem! Nas estações, para a alegria de todos, temos degustações de vinhos, suco de uva e espumante e música por toda parte 🥂

Até aqui já apontamos muitas informações (super necessárias) sobre o passeio. Agora é a hora de você saber como ele é e como, realmente, funciona!

Como é o passeio de Maria Fumaça?

A primeira coisa que você precisa saber é que o passeio não é em Gramado, e sim em Bento Gonçalves, cidade a 110km de distância. A propósito, o nome "Trem do Vinho" vem justamente pelo fato de que Bento se encontra na região de grandes vinhedos do Rio Grande do Sul.

Essa região da Serra Gaúcha é conhecida pela produção de vinhos, concentrando 90% do enoturismo em todo o Brasil.

Foto: Tina Witherspoon

É normal as pessoas acharem que o passeio seja em Gramado, ou que fique perto de Gramado, pelo fato da cidade ser uma das mais famosas da Serra Gaúcha e muito procurada pelos turistas como destino turístico.

Entretanto, é sempre bom lembrar que a região da Serra Gaúcha é grande e contempla cidades que podem chegar até 2hrs ou 3hrs de viagem. Por exemplo, se você desejar conhecer Caxias do Sul estando em Gramado, a distância entre elas é de aproximadamente 70 km.

A gente entende que pode surgir essa dúvida, afinal as cidades mais populares da Serra Gaúcha estão próximas, Gramado e Canela. É possível você estar hospedado em uma, mas conhecer os lugares da outra ou vice-versa.

Outro fator importante que você precisa saber e que não fica claro em sites ou blogs de viagem é que você não andará de trem de Gramado até Bento Gonçalves, e sim de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa.

Talvez seja pela ideia de aproximação das cidades, ou por achar que o trem parte de Gramado até Bento Gonçalves, muitos turistas têm essa dúvida e até se sentem enganados quando descobrem que o trem sai de Bento Gonçalves e percorre outras duas cidades próximas.

A programação precisa ser agendada com o máximo de antecedência, já que o passeio não acontece todos os dias e os vagões possuem limite máximo de pessoas. Com o suporte do GuiaPass, por exemplo, você poderá reservar seu passeio previamente, organizando o seu roteiro para que consiga fazer ótimos passeios e aproveitar os dias em Gramado e Canela com qualidade.

Lembre-se que nos meses de alta temporada (junho até dezembro) e feriados, a Maria Fumaça recebe muitos turistas por dia, então para garantir o seu bilhete o ideal é agendar o passeio com o máximo de antecedência.

Ao agendar o passeio com antecedência você garante o seu acento no trem. É muito importante dizer aqui que com o GuiaPass você poderá cancelar este produto em até 48 horas antes do passeio, com o reembolso integral.

Como funciona o tour Trem Maria Fumaça?

Quando falamos sobre Serra Gaúcha, logo pensamos em Gramado e Canela. As duas cidades gaúchas são as queridinhas dos turistas em se tratando de destino turístico. Mesmo que o passeio de Trem Maria Fumaça seja em Bento Gonçalves, as agências de turismo locais são muito bem preparadas para esse tour, oferecendo várias opções de pacotes para os turistas.

Andar no trem a vapor é apenas uma das muitas experiências que você viverá ao longo do passeio, já que essa região é conhecida por grandes e importantes vinícolas, além da presença forte da cultura europeia.

Os pacotes oferecidos pelas agências de turismo são feitos, justamente, pensando nessa imersão da cultura italiana, trazendo vinícolas, almoço típico, passagens por pontos importantes das cidades, além do trem e da Epopeia Italiana.

Foto de: Vinicius Rodrigues

É, sem dúvidas, um passeio completo! E ótimo para você que procura cultura, diversão e uma atividade recheada de atrações inclusas. Agora consegue saber o porquê da Maria Fumaça ser tão procurada assim, né? Pois, como disse, não é só o fato de estarmos a bordo de um trem a vapor, mas sermos acompanhados por todo o cenário histórico que essa região carrega, do início ao fim.

Os passeios sempre são acompanhados por um guia especialista da região e de um motorista profissional. Mesmo que Bento Gonçalves esteja na rota da Serra Gaúcha, a distância entre a cidade e Gramado e Canela é considerável, por isso é recomendado escolher um pacote que tenha traslado incluso.

O traslado é feito por carros, vans, ônibus ou micro-ônibus, dependendo da quantidade de pessoas no dia. Ele leva e traz você até o conforto da sua hospedagem em Gramado ou Canela, por isso sempre ressalto que o passeio dura o dia inteiro (levando em conta todo o percurso do tour + a distância de Gramado até Bento).

Escolher um pacote que contém traslado trará mais segurança na sua viagem, já que os motoristas das agências conhecem bem as estradas daqui. A comodidade também é ponto chave deste pacote, afinal você não se preocupará com nada! O serviço buscará você em sua hospedagem, levará em todos os lugares e, ao final, você estará seguro na porta da sua hospedagem.

E se procura ainda mais comodidade, que tal escolher um passeio com almoço incluso? Sei bem que existem muitos pacotes sem almoço, mas é sempre mais seguro você estar com a refeição agendada, assim não se preocupará com distância, locomoção e nem horário de embarque (o mais importante).

Ah, é sempre bom lembrar que os restaurantes que contemplam os pacotes do trem trazem a deliciosa gastronomia italiana no cardápio, então você terá a experiência completa de bons vinhos (nas degustações no trem) acompanhadas de uma excelente comida.

Foto: Antoine Beauvillain

Geralmente, os pacotes vêm com outros passeios inclusos e que são próximos da estação de trem em Bento Gonçalves, como visitação em algumas lojas específicas e queijarias.

Como a maioria dos turistas se hospedam em Gramado, geralmente é feito um tour completo (entre 10 horas a 12 horas) que os leva ao Trem Maria Fumaça. Por ser longo e, consequentemente, passar em vários lugares, o passeio se inicia no primeiro horário da manhã, entre 6 horas a 7 horas.

Alguns hotéis e pousadas começam o café da manhã depois das 6 horas, deixando o turista sem o seu café da manhã. Mas calma, não são todos! Antes de agendar a hospedagem, pergunte o horário da refeição, pois há quem inicie as 5 horas da manhã.

Essa informação é de extrema importância! Outra coisa que você precisa saber é que, geralmente, o tour passa por uma vinícola e algumas lojas locais para as pessoas conhecerem um pouco dos produtos coloniais produzidos na região.

Quase sempre a agência que faz o passeio já tem uma vinícola pré-estabelecida, só que por conta das restrições diante do Covid-19 e também das medidas preventivas, a visitação pode ser em outra e essa mudança acorre um dia antes ou no mesmo dia do passeio.

Os passageiros sempre são avisados de qualquer mudança que ocorre no roteiro, mas infelizmente sabemos que imprevistos acontecem. Então, não fique chateado ou chateada se você não conseguir visitar a vinícola escolhida, pois todas são igualmente incríveis, maravilhosas e históricas! Ah, e a degustação nem se fala né 😉

Parque Temático Epopeia Italiana

Lembra que citamos a Epopeia como uma das atrações inclusas neste passeio? Então, além de toda a animação que você terá durante a viagem no trem e entre as estações, a Epopeia Italiana vem para complementar ainda mais essa imersão histórica que você viverá.

Foto retirada do site Giordani Turismo

Em meio ao cenário real, temos um grande espetáculo que reconta, da forma mais incrível possível, a história verídica do casal de imigrantes Lázaro e Rosa. O enredo mostra a vida dos dois na Itália no final do século XIX, até chegarem ao Brasil, além das dificuldades, medos, lutas e vitórias que enfrentaram nesse tempo.

O Parque Temático Epopeia Italiana também fica em Bento Gonçalves e pertinho da estação de trem 🤗. Mas claro, não se esqueça de controlar o tempo do passeio até a Epopeia ou vice-versa, já que show dura em torno de 40 minutos.

A atração não permite fotos ou vídeos durante o teatro, então talvez você não encontre tantas fotos do parque por aí (diferente da Maria Fumaça). Essa atitude pode ser estranha no início, afinal como não registrar esse momento? Mas eu garanto a você que essa restrição faz toda diferença e, ao final, você entenderá o motivo. Para fechar com chave de ouro, mais degustações na Epopeia Italiana! Diversão + comida é sonho de todos nós, certo?

Endereço: R. Visc. de São Gabriel, 507 - Cidade Alta, Bento Gonçalves - RS, 95700-000

Acessibilidade no Trem Maria Fumaça

Um passeio se torna ainda mais especial quando está totalmente preparado para todos os turistas, certo? E é exatamente isso que acontece na Maria Fumaça. O vagão 218 é adaptado para receber cadeirantes, possuindo 2 lugares disponíveis para cadeira de rodas.

Funcionando do mesmo modo como um ônibus adaptável, o vagão possui um elevador que leva o cadeirante até o lugar e ali a sua cadeira fica fixada, proporcionando comodidade e segurança para o passageiro.

É claro que a família ou amigos estarão juntos no mesmo vagão. Aliás, para deixar tudo organizado, é importante você avisar com antecedência sobre o passageiro PcD (portadores de necessidades especiais), informando e reservando o lugar no vagã0 218.

Natal Sobre Trilhos

Durante o ano inteiro, o passeio de Trem Maria Fumaça traz magia e emoção por onde passa, nos convidando a vivenciar um tempo passado com muita maestria. E na época do natal não seria diferente, nos trazendo um espetáculo especial para esse momento tão mágico! O Natal Sobre Trilhos acontece entre novembro e dezembro com dias específicos, durante o período da noite (categorizado como vespertino para as agências de viagens).

Foto retirada do site Giordani Turismo

A maneira como o passeio é realizado não é muito diferente do normal, mas com alguns elementos que se destacam: shows natalinos, degustação incrível pelas estações e uma exuberante iluminação natalina capaz de nos levar aos mais lindos sentimentos! Sim, isso é natal 🌟

Foto retirada do site Giordani Turismo

O que saber antes de agendar o passeio

Veja aqui as principais dicas do nosso guia para o Trem Maria Fumaça ✅

  • Se você contatar o pacote com traslado, saiba que geralmente as agências buscam os turistas no primeiro horário da manhã para o tour. Isso acontece por causa da distância das duas cidades, os horários de embarque do trem e as outras atividades que estarão inclusas no pacote.
  • Não agende nenhuma outra atividade no mesmo dia que este passeio. Mesmo que seja apenas um jantar. As chances de você chegar tarde em casa são grandes, ainda mais na alta temporada.
  • Vá com uma roupa confortável e com uma bolsa que contenha kit básico: remédio, carregador, protetor solar, álcool em gel e, claro, máquina fotográfica para fazer aquele click 📸
  • O passeio é recomendado para crianças e idosos sim, mas é sempre bom ressaltar que, dependendo do pacote que escolher, você estará praticamente 12 horas longe de casa.
  • Você encontrará estradas com curvas ao longo do caminho, então para não se sentir enjoado eu aconselho a levar um remédio para enjoos 🤢
  • O passeio é compartilhado com outros passageiros e todas as paradas são feitas em grupo. Então não se preocupe ao pensar que o guia ficará disperso em algum momento... Isso não acontece, a equipe responsável está sempre por perto.

Agora que tem todas as perguntas respondidas, que tal reservar seu lugar e estar a bordo no melhor passeio da Serra Gaúcha?