Noites Temáticas em Gramado e Canela: qual escolher?

Saiba tudo sobre a Noite Gaúcha, Noite Alemã, Noite Italiana e Noite Suíça.

Fernanda Pereira
Por Fernanda Pereira5 min. de leitura

As noites temáticas são verdadeiras sensações na Serra Gaúcha, levando o turista à imersão total da cultura, história e gastronomia de um determinado povo.

Muita música, show, comida típica e um ambiente totalmente decorado a rigor, as noites temáticas chamam atenção por trazer uma experiência que vai muito além de um simples jantar. Com elas, somos convidados a viver e reverenciar a história de uma cultura rica em crenças, convicções e legados.

São muitas as opções aqui na Serra Gaúcha, então qual escolher?

Noite Gaúcha

Diretamente da churrascaria Garfo & Bombacha, em Canela, você verá o que há de melhor da tradição gaúcha, cuja influência caminha entre povos indígenas, europeus e outras pequenas colonizações.

Não é à toa que temos um belíssimo show folclórico, que tem como objetivo principal mostrar de forma lúdica a junção de todas essas culturas e suas influências refletidas na cultura e no costume gaúcho.

A interpretação de ritmos como a chula, o chote, o vaneirão, a dança do pau de fita e outras clássicas, além de ritmos latino-americanos, são feitas ao vivo pelas prendas e peões os quais prendem a nossa atenção do início ao fim.

O buffet que acompanha a noite não fica por menos, são 25 variedades de carne, 15 tipos de saladas e sobremesas, além das inúmeras opções de pratos quentes.

É uma noite de exaltação e homenagem à cultura gaudéria, repleta de muita música e muita, mas muita comida!

Noite Alemã

Apenas 30km separam Gramado e Nova Petrópolis e é aqui que a noite alemã acontece, dentro do restaurante Lindenhof. Óbvio que boa parte da região de Gramado e Canela foi localizada pelos alemães, mas é em Nova Petrópolis que este povo criou raízes.

A influência dos povos germânicos é tão forte que boa parte das atrações turísticas da cidade é voltada a eles. Com dançarinos caracterizados a caráter, tenha uma noite recheada de boa comida... Afinal, os alemães são conhecidos pela culinária vasta, recheada de carnes bovinas e suínas, além do melhor doce da vida: o apfelstrudel.

O jantar típico alemão também vem acompanhado de um delicioso café colonial, com muitas cucas e geleias para adoçar a nossa vida!

Noite Italiana

É no restaurante Linha Bella, em Gramado, que a noite italiana acontece. Música, teatro, decoração e gastronomia se unem com um único objetivo: levar eu e você para as pequenas vilas da Itália.

Com um ambiente totalmente rústico, entramos em um mundo antigo na história, mas totalmente novo para nós. O vinho e o queijo são apenas umas das várias combinações fantásticas que esta noite proporciona.

Viva algumas horas como as famílias do século XX em meios aos pães, massas, risotos, salames e queijos. Aqui, a única coisa que você não pode fazer é se privar das boas risadas e da comida preparada com muito primor.

Noite Suíça

Diferente das outras, a noite suíça não tem show temático. O verdadeiro espetáculo fica por conta do prato principal, o única e inigualável fondue.

A sequência é apresentada em três atos: fondue de queijo, fondue de carne e fondue de chocolate ao leite. Todos eles vêm com deliciosos acompanhamentos, e o de carne ainda traz geralmente 3 a 4 tipos de carnes diferentes.

Este prato faz tanto sucesso na Serra Gaúcha que é óbvio que já tem post sobre ele aqui no dicas :). Aliás, é possível encontrá-lo em cada esquina da cidade, para todos os gostos e bolsos.

Não deixe de misturar o fondue de queijo com o fondue de carne, que complemento! (eu sempre faço isso rsrsrs)

Tour Linha Bella

Impossível falar de noite italiana e não citar o Tour Linha Bella. Sim, o restaurante tem um passeio exclusivo para chamar de seu e a imersão italiana pode ser ainda mais completo se você o fizer.

Passando por pequenas colônias do interior de Gramado, o tour nos mostra como a cultura europeia é, ainda, muito presente na Serra Gaúcha. Desde pequenos agricultores à grandes marcas, todos tem algo em comum: a herança italiana.

E esta herança é vista e mostrada nas produções de vinhos, sucos de uva, pães, geleias e todos os tipos de produtos coloniais que se possa imaginar. Além disso, ver construções antigas, como o Moinho Cavichion, intactos no presente só reforçam o clima histórico do passeio.

O almoço típico italiano nos envolve ainda mais nessa experiência cultural. Os pratos servidos são os mesmos da noite temática, então fica a sua escolha qual atividade deseja fazer.

Passeio de Trem Maria Fumaça

E para quem procura mergulhar de vez na cultura europeia, o passeio de Trem Maria Fumaça é perfeito! Retorne ao passado a bordo do trem a vapor que passa por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

As degustações de vinho, suco de uva e espumante rolam soltas durante as estações do trem, afinal você estará na região da uva e do vinho, onde se concentra o maior número de vinícolas.

Este passeio é super completo e você precisará de um dia inteiro só para ele (eu tô falando sério). As dúvidas e o roteiro estão aqui no post especial sobre o Trem Maria Fumaça. Vale a pena a leitura ;)

E o que falta agora? Só fazer a reserva né. O legal é que no GuiaPass você consegue ler as notas dos passeios e as avaliações de outros turistas, sabendo como foram suas experiências pessoais.

Pelo aplicativo disponível em Android e iOS é possível reservar a noite temática sem sair de casa e, caso tenha alguma dúvida, o suporte está sempre disponível para ajudar.

Nunca foi tão fácil planejar uma viagem, vai dizer?