Gramado e Canela: 25 lugares imperdíveis que você precisa conhecer

Entre parques, restaurantes e museus, Gramado e Canela fazem da Serra Gaúcha um verdadeiro espetáculo a ser visto e vivido pelos turistas brasileiros. Por isso, aqui estão os 25 lugares imperdíveis que você precisa conhecer!

Fernanda Pereira
Por Fernanda Pereira13 min. de leitura


Gramado é conhecida como a Europa brasileira, quando nos deparamos com a arquitetura dos prédios e uma culinária inspirada nos imigrantes alemães e italianos. É conhecida também como uma segunda Las Vegas, pelos museus e parques temáticos que afloram a nossa imaginação.

A junção de dois locais completamente diferentes constroem uma Gramado muito, mas muito mágica, trazendo aquela sensação de constante sonho por onde passamos. Aliás, Canela, cidade vizinha de Gramado, também não fica para trás, portadora de incríveis parques e uma beleza natural única para chamar de sua.

Foto: Kelsey Knight

Prepare-se para entrar no verdadeiro Mundo das Maravilhas.

1) Snowland

Além da neve que permeia todo o parque, você terá inúmeras opções de atividades para fazer. Entre elas temos o Tubing, um tipo de escorregador em forma de neve, sendo um dos favoritos das crianças. Aliás, o parque disponibiliza um circuito menor desse brinquedo para os pequenos se divertirem com segurança. A patinação no gelo também é muito procurada pelos turistas e ao redor dela ficam as lojas do parque, lugar chamado de Vilarejo Alpino. O Snowland entende que o parque temático é apenas uma provinha da neve que temos no nosso mundo, e ele sabe que muitas pessoas não tiveram, ainda, o privilégio de esquiar. Por esse motivo, o parque disponibiliza o serviço de aulas de Esqui e Snowboard para a galera, ou seja, você vai sair de lá como um verdadeiro profissional!  

Endereço: RS-235, R. Linha Carazal, 9009, Gramado - RS, 95670-000

2) GramadoZoo

O zoológico de Gramado conta com 1500 espécies de animais da fauna brasileira espalhados em um território de 200 mil metros quadrados. A política do GramadoZoo é o bem-estar dos animais, buscando um habitat mais natural possível, livre de jaulas e grades. Com uma equipe profissional, o parque cuida com todo zelo de espécies em extinção. Definitivamente, um passeio muito especial.

Endereço: RS-115, 35 - Várzea Grande, Gramado - RS, 95670-000


3) Cristais de Gramado

Uma das mais importantes referências de fabricação de cristais no Brasil está em Gramado, chamando atenção de milhares de turistas o ano inteiro. Em um mesmo ambiente, a Cristais de Gramado disponibiliza fábrica e loja para seus visitantes. Aqui você terá a oportunidade de assistir a um verdadeiro espetáculo que mostra, passo a passo, como os cristais são feitos.                                                  

Endereço: Rod. RS 115, Km 36, 36161 - Várzea Grande, Gramado - RS, 95670-000

4) Mini Mundo

Também situado em Gramado, o Mini Mundo fica perto do centro da cidade e é uma das maiores atrações do local. O parque consiste em recriar pontos importantes do Brasil e de vários lugares do mundo, tudo isso sendo 24 vezes menor que a obra original! E por que ele é tão visitado? Simplesmente pelo fato de que trabalho das miniaturas serem extremamente iguais às originais, sem brincadeira. Indo desde o Gasômetro de Porto Alegre, passando pelo Aeroporto de Bariloche, na Argentina, até o castelo de Neuschwanstein, na Alemanha, todas as esculturas foram pensadas nos mínimos detalhes. Quando você estiver lá, tire um tempo para ficar observando cada detalhe, cada carro, cada arvorezinha, cada pedrinha, e saiba que tudo o que está nas maquetes foi e é meticulosamente pensado. E, mais uma vez, Gramado mexe com a nossa imaginação ao pensar o que faríamos se pudéssemos diminuir 24 vezes o nosso tamanho para desbravar os lugares que o Mini Mundo expõe.                                    

Endereço: R. Horácio Cardoso, 291 - Planalto, Gramado - RS, 95670-000


5) Centro de Gramado

O centro de Gramado é um verdadeiro shopping a céu aberto com lojas de marcas nacionais e internacionais por todo o lado. Também, para os cinéfilos, temos o Palácio dos Festivais, local onde acontece o Festival de Cinema de Gramado. Ele fica em frente à Rua Coberta e do lado da Igreja Matriz São Pedro e da Fonte do Amor Eterno.                                                                                                    

Endereço: R. São Pedro, 1436 - Centro, Gramado - RS, 95670-000

Foto: Jonathan Borba

6) Rua Coberta

Já que estamos falando da região central... A Rua Coberta é um espaço muito bacana e um dos lugares mais alto astral de Gramado. Tem restaurantes para todos os gostos, além de cafeterias e choperias. Muitos eventos culturais acontecem neste espaço durante o ano, como festivais de músicas, exposições e apresentações de coral, principalmente na época natalina.

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2716 - Vila Suíça, Gramado - RS, 95670-000

7) Avenida das Hortênsias

A avenida que liga Canela e Gramado é, atualmente, uma das principais atrações da região. Sim, você não leu errado, estamos falando de uma avenida! Isso porque ela não é qualquer avenida, ela representa a união das duas cidades. Para você ter uma ideia, a maioria dos atrativos citados aqui estão na avenida das Hortênsias, assim como restaurantes, hotéis, chocolaterias e lojas de roupas e calçados.

8) Le Jardin Parque de Lavanda

O parque natural tem como especificidade a lavanda, flor que dá nome e cor ao local, sendo distribuídas em três hectares. Colorido, o Le Jardin é perfeito para casais, sendo um dos pontos turísticos mais românticos da região. Ali, você terá acesso à estufa do parque, local em que as mudas de lavandas são produzidas e podem ser compradas pelos turistas; à cafeteria e à loja do parque, que oferece diversos produtos feitos com o óleo da flor, ideal para presentes. Nossa dica é ir entre setembro e dezembro, época em que as lavandas florescem.

Endereço: Rodovia RS 115, 37700, Gramado - RS 95670-000

Foto: Ricardo Espejo


9) Parque Lago Negro

Você já deve ter visto alguma foto desse parque em algum site relacionado a Gramado. Isso ocorre porque tanto o Lago Negro, como o Le Jardin são os principais cartões postais da cidade. O Lago Negro é um incrível parque a céu aberto em que você pode caminhar, pedalar, fazer piquenique com a família e amigos e estar em contato com a natureza. Além desses atrativos naturais, você também tem a opção de andar de pedalinho pelo lago, que maravilha não é mesmo? O parque também tem uma ótima infraestrutura, com restaurante, banheiros e lojas de souvernirs. Perfeito para a família passar o dia!                          

Endereço: R. Vinte e Cinco de Junho - Casa Grande, Gramado - RS, 95670-000

10) Rota Cervejeira

A rota cervejeira é a melhor opção para quem vai viajar com a galera, porque além de você fazer um tour pelas melhores fábricas de cerveja de Gramado e Canela, o passeio ainda conta com degustações e brindes para os turistas. Além do mais o tour, que acontece no período da tarde, conta com um guia de cada fábrica explicando como funciona o processo de produção das cervejas.

Foto: Amie Johnson

11) BusTour

Outro passeio que se divide entre Gramado e Canela é o BusTour, um city tour que passa pelos 37 principais atrativos turísticos das duas cidades —  muito destes citados aqui no blog. Inspirado no ônibus britânico, o BusTour dá ao turista a opção de embarcar e desembarcar em qualquer uma das 35 paradas. É perfeito para quem não conhece a Serra Gaúcha e deseja fazer um mapeamento geral da região.

12) Hollywood Dream Cars

Você já teve a sensação de que nasceu na década passada? Porque eu já e, quando tenho a oportunidade de rever certos objetos que remetem ao passado parece que tenho certeza! Esse sentimento de amar algo que nem conhecemos e nem vivenciamos está presente desde o primeiro segundo que entramos no Hollywood Dream Cars, museu de automóveis antigos. Também situado em Gramado, o museu conta com dois andares repletos de carros clássicos dos anos 20 até os anos 60, das mais variadas marcas. A oportunidade de conhecer um pouco sobre a história do automóvel e perceber que nossos antepassados tiveram a oportunidade de estar dentro de um desses carros é incrível, e talvez esse seja um dos principais motivos da grandiosidade do museu. Os carros impecáveis estão ali para fazermos relembrar ou conhecer um mundo nem tão distante assim.              

Endereço: Avenida das Hortênsias, R. Vigilante, 4151, Gramado - RS, 95670-000

13) Exceed Experience Park

Sendo o primeiro parque de experiências do Brasil, o Exceed usufrui da tecnologia para vivenciarmos diferentes formas de realidade virtual. Através das cápsulas ultrarrealistas temos a chance de dirigir uma Ferrari em uma pista de Fórmula 1 a 300km/h ou até pilotarmos um avião durante um combate aéreo. As atrações transmitem sensações reais, com a força total máxima dos movimentos, sons e impactos. É tecnologia, velocidade e desafio em um só lugar.  

Endereço: Av. das Hortênsias, 4510 - Estrada Gramado, Gramado - RS, 95670-000

14) Salão Super Carros

O Super Carros expõe os maiores modelos de carros esportivos, entre eles o Porsche 911 Turbo e a Ferrari F355. Além do museu, o local ainda conta com uma loja de artigos automobilísticos e outras atividades interativas para todas as idades, como o cinema 9D. Sendo a atração turística preferida para quem ama Fórmula 1, o Super Carros ainda realiza o sonho de quem sempre quis pilotar qualquer um desses carros pela cidade. Os valores dos ingressos variam dependendo do automóvel, mas todos possuem instrutor que te auxiliam na direção. Com toda certeza, é um passeio inesquecível e que vale cada centavo.          

Endereço: Av. das Hortênsias, 4635 - Estrada Gramado, Gramado - RS, 95670-000

Foto: Amirali Mirhashemian

15) Dreamland Museu de Cera

Se começamos falando de magia no início do post, é imprescindível falarmos do Dreamland, o primeiro museu de cera da América Latina. Muito buscado pelos turistas, o local conta com mais de 60 personagens distribuídos em ambientes personalizados. Em alguns desses cenários, você mesmo poderá tirar foto com as estátuas, já em outros você terá a opção de tirar uma foto profissional, o que acontece na mesa dos presidentes americanos. E é, com certeza, uma das mais divertidas opções de passeio da região, capaz de não só concentrar todas as idades, mas como trazer na nossa memória personagens que foram importantes no nosso crescimento.                                                                                    

Endereço: Av. das Hortênsias, 5507 - Ipê Amarelo, Gramado - RS, 95670-000

16) Harley Motor Show

Se Gramado é conhecida como a Las Vegas brasileira com certeza é por este lugar! O ambiente é todo climatizado, com luzes de neon e comporta aquilo que o turista mais gosta: comida e entretenimento. Isso porque o museu possui um lindo bar personalizado e as famosas motos Harley Davidson estão expostas por todo o local. E assim como o Hollywood Dream Cars, aqui nós temos a oportunidade de viajar um pouco na história e conhecer os lendários modelos que deram origem às motos.

Endereço: Av. das Hortênsias, 5507 - Subsolo, Gramado - RS, 95670-000

Foto: Julianna Arjes

17) Mundo a Vapor

Mudando um pouco de cenário, agora em Canela, temos o Mundo a Vapor, o tradicional parque temático que reconta, através de miniaturas, a história das máquinas a vapor e suas influências na construção do mundo que conhecemos hoje. Não se assuste se você encontrar um enorme trem caindo já na entrada do parque. O monumento remete ao trágico acidente de uma locomotiva que, desgovernada, cruzou a estação de Monte Parnasso em Paris, por volta de 1895. Entre as atrações expostas temos a olaria de 1910 em Paris, a pedreira, a usina termelétrica, a usina hidrelétrica, a fábrica de papel e a fábrica de erva mate. Além de máquinas antigas como moinho de pedra, rolo compressor, entre outras.

Endereço: Av. Don Luiz Guanella, 1247 - Carniel, Canela - RS, 95680-000

18) MUM - Museu da Moda

Situado também em Canela, o Museu da Moda tem como objetivo mapear a transformação do vestuário feminino dos últimos 4.000 anos. É incrível vermos, pessoalmente, as mudanças que tivemos durante esses períodos históricos, política e socialmente falando. É importante ressaltar que todas as peças presentes são originais, sendo confeccionadas especialmente para o museu. O destaque vai para a coleção de vestidos legítimos usados pela própria Lady Di, a Princesa de Gales.

Endereço: Av. Don Luiz Guanella, 1810 - São José, Canela - RS, 95680-000  

19) Alpen Park

Um pouco distante dali, temos o Alpen Park, famoso parque de diversão em Canela e perfeito para quem está viajando com adolescentes. Fugindo do estilo museu ou parque temático, o parque a céu aberto conta com atrações mais radicais. As mais buscadas são o Trenó ― parecido com uma montanha-russa, mas a própria pessoa controla a velocidade do brinquedo ―, a montanha-russa Alpen Blizzard e o Cinema 4D. Há também atrações para quem busca um pouco mais de adrenalina, como a tirolesa, o quadriciclo, o mini rider e o super salto.

Endereço: Rodovia Arnaldo Oppitz, 901 - São João, Canela - RS, 95680-000

20) Parque Terra Mágica Florybal

Como o nome já diz, o parque da Florybal é uma incrível terra mágica onde encontraremos na floresta duendes, dinossauros, índios, gigantes e outras criaturas que possam aguçar a nossa imaginação. Um passeio perfeito para toda a família, e, ao contar pelas atrações, você certamente poderá passar o dia no parque. Para os pequenos, temos praças infantis temáticas e o teatro de fantoches; para os adultos e adolescentes, o simulador é um ótimo brinquedo que nos faz sentir milhares de sensações. Também tem o Django Gan, um escorregador de 70m de comprimento com descida que varia entre 18 km\h à 19 km\h. Tanto o cinema 7D, como o passeio no Dino Móvel são interessantes para a família toda participar. A infraestrutura do local conta com restaurantes e área fechada, caso chova. E se você quiser presentear alguém com chocolates da Serra Gaúcha, há uma loja própria da Florybal com os mais variados tipos de chocolates.            

Endereço: Rodovia RS-466, 1630 - Jardim dos Pinheiros II, Canela - RS, 95680-000

21) Centro de Canela

Assim como o centro de Gramado, Canela também possui grandes atrações e pontos turísticos muito interessantes para tirar aquela foto perfeita e jogar nas redes sociais. Aqui, você encontra restaurantes, lojas e cafeterias por toda a parte, ficando a escolha do turista. Entre as opções, está a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, conhecida popularmente como Catedral de Pedra. Em 2010, foi eleita uma das sete maravilhas do Brasil e desde então tem recebido atenção especial dos turistas de todas as regiões. A nossa dica é passear por ela à noite, período em que a igreja fica coberta de luzes coloridas.

Endereço: Praça: da Matriz, 69 - Centro, Canela - RS, 95680-000

Foto: Luciana Ribeiro

22) Estação Campos de Canella

Ainda no centro, temos a Estação Campos de Canella, a rua coberta de Canela. Assim como em Gramado, aqui você encontrará boa gastronomia, lojas de souvenir e um espaço bacana para curtir em família. Para complementar, ali mesmo na estação, o parque Big Land traz atrações interativas em dimensões gigantes, divertindo tanto adultos, como crianças. Lugar perfeito para passar tanto o dia, como a noite.                                                                                                      

Endereço: Largo Benito Urbani - Centro, Canela - RS, 95680-000

Fonte: Foto retirada do site Estação Campos de Canella

23) Parque Estadual do Caracol

Como falamos antes, é em Canela que você encontra os principais parques naturais. Caso esteja procurando um lugar calmo para curtir com a família, saindo do agito glamoroso de Gramado, buscando ar puro, nossa indicação é: Parque Estadual do Caracol. No vasto território, você pode fazer trilhas ecológicas, churrasco, piquenique, ir ao Centro Histórico Ambiental, levar as crianças na estação Sonho Vivo ou no playground, e, claro, conhecer a famosa Cascata do Caracol através do Mirante. Tendo uma queda livre de 131 metros, é possível ver a Cascata por outro ângulo, fazendo a trilha ecológica. De rara beleza, o parque ainda conta com visitas ilustres da fauna silvestre e é possível, quando estiver lá, dar de cara com guaxinins, cotias e outros roedores, antigos moradores da unidade estadual. A 7 km do centro da cidade, o parque é muito bem organizado, tendo placas em diversos lugares explicando ao turista onde ele se encontra e quais são os outros caminhos a serem percorridos.                

Endereço: Caracol - Rodovia RS 466, km 0, s/n, Canela - RS, 95680-000

Foto: Jonathan Borba

24) Bondinhos Aéreos - Parque da Serra

Uma outra maneira de ver a Cascata do Caracol é pelo Parque da Serra, ou simplesmente Bondinhos, localizado a 500m do Parque Estadual do Caracol. Seguindo a mesma linha de passeio natural, você encontrará outro vasto território com uma fauna e flora diversificadas e muito bem cuidadas. Entretanto, diferente do Parque do Caracol que o viés é mais para programas ao ar livre, o Parque da Serra tem uma atração ilustre que todos os dias chama muitos turistas, o bondinho aéreo. Nesse passeio, você terá a oportunidade de ficar cara a cara com a Cascata do Caracol ao vê-la de frente. O passeio é lindo, ainda mais em um dia de sol, pois é possível observar cada detalhe da cascata (o que rende belas fotos). No percurso, também temos a oportunidade de visitar a Estação Animal e caminhar pelas trilhas interativas.                                                                            

Endereço: Estrada da Ferradura, 699 - CP 94, Canela - RS, 95680-000

25) Skyglass

Você já deve ter ouvido esse nome por aí né? No finalzinho de 2020, o Vale da Ferradura era substituído pelo Skyglass, incrível parque a céu aberto e com natureza exuberante. Seu objetivo principal é proporcionar ao turista uma experiência única ao ver o Vale da Ferradura e do Rio Caí (a 360 metros de altura) de duas formas: 1) pelo mirante de vidro; 2) através do brinquedo Abusado.

De início, você vai pensar que precisa de muita coragem para ver toda essa beleza de perto, pisando em um solo de vidro ou estando quase voando ao embarcar no Abusado, sentindo todo o vento no rosto e seus pés livres. Mas calma, as atrações são seguras e altamente contemplativas. Aproveite cada segundo desse lugar mágico e que com certeza ficará na sua memória.

Endereço: Estr. Parque dos Pinheiros, Canela - RS 95680-000

Viu como as duas cidades têm muitas atrações turísticas? O ideal é você marcar uma viagem que dure entre 4 a 5 dias, para conseguir aproveitar bem a Serra Gaúcha.

As cidades, como são turísticas, estão totalmente preparadas para receber você e sua família na era Covid-19, com toda a segurança do Turismo Responsável. Então vem, organiza a sua viagem, reserve seus passeios e não esquece da máscara e do álcool gel!

Aliás, para não perder nenhuma novidade, assine nossa newsletter, por lá sempre estamos enviando dicas, informações sobre as cidades e cupons de desconto.