Lua de mel em Gramado: roteiro para uma viagem a dois

Procurando lugares incríveis e apaixonantes para conhecer ao lado do seu amor na Serra Gaúcha? A gente te mostra!

Fernanda Pereira
Por Fernanda Pereira8 min. de leitura

Sempre procuramos que a viagem seja perfeita, não é mesmo? Seja com amigos, família ou sozinho, planejamos para que tudo dê certo do início ao fim. Na lua de mel não seria diferente, ou melhor, é diferente pois almejamos uma viagem muito especial, regada de muito amor.

Um momento tão significativo e que ficará para sempre nas nossas memórias, precisa ser meticulosamente estudado e planejado. Afinal, você procura conforto, lazer e romance por toda parte.

A região da Serra Gaúcha já é, naturalmente, muito romântica. Aqui você encontra o melhor da natureza pelas ruas das cidades ou até mesmo nos parques naturais, boa gastronomia em restaurantes sofisticados e, à noite, as luzes enfeitam as cidades com requinte.

Gramado e Canela, cidades citadas neste post, são as mais visitadas pelos turistas e, juntas, possuem todo o glamour que um casal procura. Aliás, é um dos destinos mais procurados pelos turistas na lua de mel.

Pensando em você, criamos um roteiro totalmente dedicado à lua de mel em Gramado e Canela para deixar a viagem a dois ainda mais especial.

Lua de Mel em Gramado e Canela: o que saber sobre este destino

A região da Serra Gaúcha é conhecida pela boa gastronomia, muitas atrações turísticas e uma beleza natural estonteante. Se você procura um destino tranquilo e seguro, repleto de lugares divertidos e diferentes para conhecer com o seu amor… Então este é o seu destino.

Prepare-se para ser bem recebido nos lugares que estiver, pois essa região leva muito a sério a recepção atenciosa para com os visitantes. Aqui você se sentirá totalmente acolhido.

Qualquer época é ótima para conhecer Gramado e Canela. Se estiver entre maio até julho, você vai sentir todo o friozinho do sul do Brasil, entretanto estará na alta temporada. Isso quer dizer que as cidades receberão muitos turistas e as atrações estarão, consequentemente, mais lotadas. Já em agosto, um dos meses mais rigorosos do inverno, conseguimos perceber que a cidade volta a sua fase mais tranquila, ou seja, você consegue curtir o frio e a cidade com mais calma.

Foto de: Jonathan Borba

Como falamos antes, Gramado e Canela são muito apaixonantes, principalmente na primavera, época em que as hortênsias florescem e dão cor às belas ruas. Então, os meses de setembro a dezembro são muito charmosos e ótimos para você que não curte tanto assim o frio, e quer estar perto de uma linda paisagem primaveril.

Já entre outubro a dezembro, a cidade fica repleta de glamour junto com as luzes e enfeites natalinos por toda parte. Aqui, temos os incríveis espetáculos do natal luz durante as semanas, o que vai deixar a sua viagem ainda mais inesquecível. E no auge do verão, entre janeiro até março, a cidade fica mais tranquila e você até poderá vivenciar dias bem quentes o que é ótimo também, pois aqui temos lindas cachoeiras. Em abril, na época de páscoa, a cidade volta a estar completamente decorada, o que vale também a sua visita.

O que fazer em Gramado e Canela na Lua de Mel

Só quando chegamos a Gramado é que percebemos o quanto de atração turística a cidade tem. Por todos os lados tem um parque temático, restaurante temático, espetáculos, shows na Rua Coberta, além de muitas opções para almoços e jantares. Neste post, selecionamos os lugares mais românticos para você curtir ao lado de quem se ama.

Passeio de Trem Maria Fumaça

É óbvio que não deixaríamos de citar aqui um dos passeios mais famosos da Serra Gaúcha, o Trem de Maria Fumaça. Esse passeio é realizado na cidade de Bento Gonçalves, sendo uma das melhores opções para você que procura um big passeio, completo e que dure boa parte do dia. Aliás, criamos um post especial para ele aqui no dicas e que vale a sua leitura.

Foto de: Giordani

Você estará totalmente envolvido com a cultura dos imigrantes europeus, voltando ao passado dentro do trem a vapor. Nas estações, ainda é possível degustar um delicioso vinho, espumante e suco de uva. Ao mesmo tempo que ele é romântico, pois você estará na região das grandes vinícolas do Estado, ele também é divertido, já que você encontrará muitas atrações musicais pelo caminho.

Le Jardin - Parque de Lavanda

O parque a céu aberto que cultiva incríveis plantações de lavandas é ainda mais bonito na primavera, nos meses de setembro a dezembro. É muito procurado pelos casais quando estão em Gramado, sendo um dos pontos preferidos para fazer books de casal. Então, se você for conhecer o Le Jardin, não esqueça de registrar cada momento. Depois vem aqui mostrar como ficaram as fotos para nós😉.

Foto: Le Jardin

Parque Lago Negro

Também perfeito para quem quer um passeio ao ar livre, rodeado de natureza, o Lago Negro traz o que há de melhor em Gramado. Aqui, você poderá curtir o dia ao lado do seu amor em uma caminhada, andando de pedalinho, fazendo um delicioso piquenique... São muitas opções de atividades tranquilas e diferentes. Se o dia estiver ensolarado, com um céu limpo e iluminado, com certeza o Lago Negro é a opção perfeita.

Rua Coberta

A Rua Coberta fica bem no centro da cidade, o que deixa tudo mais divertido. Você terá tempo de conhecer o glamoroso centro de Gramado, o Palácio dos Festivais (local onde acontece o Festival de Cinema de Gramado) e ir ao encontro de grandes casas gastronômicas na Rua Coberta. Ah! Não se esqueça de registrar essa viagem de lua de mel na Fonte do Amor Eterno, do lado da igreja Matriz São Pedro. É possível você gravar o seu nome e o do seu amor em um cadeado e colocá-lo na Fonte, para eternizar ainda mais essa relação.

Estação Campos de Canella

Canela também tem uma rua coberta para chamar de sua. A Estação virou ponto de referência na cidade em pouco tempo, concentrando pubs, restaurantes, lojas e atividades turísticas em um só lugar. Nossa dica é você ir no finalzinho da tarde para tomar um chope, curtindo o clima do pôr do sol.

Catedral de Pedra

Pertinho da Estação Campos de Canella, temos a Catedral. Passar por Canela e não conhecer a famosa igreja é quase um crime. E você vai saber quando estiver perto dela, pois é estonteante! A opção de ir durante o dia é interessante, porque você poderá conhecê-la por dentro, fazendo um mini tour por este lugar tão especial. Mas à noite, período em que a igreja fica tomada por uma incrível iluminação, é o ápice do passeio. Ela ilumina tudo o que está ao seu redor, criando um ambiente único.

Se ficou em dúvida sobre qual horário escolher, deixa que eu te ajudo aqui: vá à Catedral de Pedra durante o dia, depois conheça um pouco da Estação Campos de Canella e tenha uma noite super agradável. Após isso, dê mais uma passadinha na Catedral e registre belos momentos com a igreja iluminada.

Bondinhos Aéreos

A Cascata do Caracol é um dos pontos altos de Canela e realmente é incrível ver essa dádiva da natureza bem de perto. Mas, a nossa dica é você ir no Parque da Serra, local onde fica os Bondinhos Aéreos. Aqui, você terá a oportunidade de ver a Cascata bem de frente, sentindo um pouco a adrenalina em estar dentro de um bondinho em uma altura de 21 metros. Emocionante e lindo ao mesmo tempo. O parque ainda possui trilhas interativas, então é um passeio super voltando à natureza... Vale cada segundo.

Vitivinícola Jolimont

Embora as grandes vinícolas fiquem em Bento Gonçalves, cidade a 119km de Gramado, em Canela temos a chance de conhecer um pouco sobre o processo de produção dos vinhos e espumantes na Jolimont.

A vinícola é muito bonita e nos dá uma ótima experiência com os vinhos, além da degustação altamente completa. A visita guiada é feita por um especialista e vale a pena para você que aprecia bons vinhos.

Onde comer na Lua de Mel em Gramado e Canela

Depois de conhecer os principais pontos da cidade em um tour mega romântico, chegou a hora de saber qual restaurante vale a sua visita. Como já foi falado antes, o atendimento ao cliente é primordial para os restaurantes, então pode esperar excelente atendimento nestes lugares.

Fondue Vue de la Vallé

Se o fondue não é a principal especialidade da Serra Gaúcha, com certeza ela está no top3. Aonde você for, terá uma casa de fondue por perto. Aliás, para ajudar você a encontrar os melhores fondues da região criamos um post especial mostrando os principais lugares.

O Vue de la Vallé é um fondue deliciosamente incrível e a equipe é sempre muito atenciosa. O local também é muito romântico e aconchegante, ótimo para vocês terem uma noite especial regada de muito vinho 🍷.

Bela Vista Café Colonial

Você sabia que o café colonial mais antigo do Brasil está situado em Gramado? Isso mesmo! Aqui você encontra uma variedade de produtos acompanhados de um belo atendimento. Também, para os casais que estarão com seus filhos, o café tem um local totalmente voltado para as crianças.

Tanto para almoçar, como para jantar, o Bela Vista é uma ótima opção, proporcionando uma refeição completa com muita, mas muita opção de comida! Sim, nem pense em comer alguma coisa antes, pois no Bela Vista você encontrará uma gama de produtos, dos mais variados tipos.

Villa Italia

Na Villa Italia temos a chance de conhecer um pouco sobre a parte colonial de Gramado, saindo do agito do grande centro da cidade. A Villa Italia tem o propósito de trazer a cultura italiana e seus costumes através dos seus pratos de massas e risotos. Um lugar totalmente natural, com belas paisagens, vai deixar o seu dia ainda mais charmoso.

Planejando sua viagem de Lua de Mel

Sempre planejamos nossas viagens, mas parece que na lua de mel tudo precisa ser milimetricamente perfeito, não é mesmo? No Tripadvisor você consegue achar os melhores resorts da região, além de receber ajuda dos próprios turistas que já passaram pela cidade através de suas avaliações.

A cidade de Gramado fica, aproximadamente, 120km do Aeroporto de Porto Alegre e no post Como Chegar em Gramado e Canela explicamos a você quais são as opções de serviços para chegar ao destino, como também as principais rotas existentes.

No GuiaPass você poderá reservar muitas destas atividades citadas no post, além de ter um atendimento totalmente personalizado. Lembre-se, é importante você planejar sua viagem, para que não tenha contratempo nos dias que estiver aqui na Serra gaúcha. Muitos passeios, como o Trem Maria Fumaça, precisam ser agendados com antecedência.

Foto: Glenn Carstens

Ao organizar sua viagem com o GuiaPass, você poderá fazer pesquisas e reservar suas atividades online, sem sair de casa ou do hotel. Este é apenas um dos benefícios que um serviço totalmente online traz. As informações sobre horários, dias e o que você encontrará no passeio só te ajudarão ainda mais na criação de um roteiro bacana.

Eu sei o que você está pensando, a Serra Gaúcha é um dos melhores lugares para se conhecer em plena lua de mel. É romântico e divertido na medida certa. Os lugares que citamos neste post foram escolhidos por serem mais calmos e românticos, mas isso não impede vocês de escolherem outras atividades. Pensando exatamente nisso, criamos o post 25 lugares que você precisa conhecer em Gramado e Canela.

Então sim, tem muuuita coisa para fazer nesse destino. Aliás, quando estiver aqui, não esqueça de nos enviar mensagens para nos contar como está sendo a sua experiência, vamos adorar saber! E aproveita e se inscreve na nossa newsletter, enviamos muitas informações interessantes por lá também.