Gramado e Canela no inverno: dicas do que fazer

Gramado e Canela conseguem ser ainda mais especiais no inverno. Saiba como curtir o frio da Serra Gaúcha no melhor estilo.

Fernanda Pereira
Por Fernanda Pereira6 min. de leitura

Você já se perguntou por que a Serra Gaúcha combina tanto com o inverno? Pois eu estava pensando exatamente nisso antes de escrever o post. E conclui que Gramado e Canela possuem, juntas, tudo aquilo que amamos na estação mais fria do ano.

Veja bem, tem friozinho, tem neblina, tem como colocarmos nosso look mais charmoso para caminhar pelo centro de Gramado repleto de luzes, tem um delicioso fondue e um vinho produzido diretamente pelas vinícolas da região (como a Jolimont), tem chocolates quentes por todos os lados e, ainda, vários parques temáticos de gelo e neve para a gente se divertir.

Então sim, melhor destino turístico para curtir o inverno no Brasil não há. Vem comigo:

Snowland - Parque de Neve

O nome já diz tudo né? O Snowland é um parque temático inteirinho de neve, onde a temperatura pode chegar até -3°C em algumas atrações. Entre elas temos a Montanha de Neve e o Tubing, escorregador de gelo no qual você escorrega por meio de uma boia. As duas atividades são as mais divertidas e interessantes para todas as idades, mas é claro que o Snow nos reserva muito mais. Como, por exemplo, a patinação no gelo (cerca de 13°C), momento em que você pode deslizar na pista de gelo fazendo altas acrobacias (ou apenas ficar se segurando no corrimão para não cair  🤦‍♂️ #soudessas). Na patinação também temos o momento do espetáculo com profissionais que dão um verdadeiro show, tudo acompanhado por luzes, músicas e muita coreografia.

Mesmo que o parque ofereça o kit neve (calça, casaco e sapato), é sempre bom você levar touca, luva e outros acessórios que deixarão você bem protegido, pois muitos não são acostumados com a temperatura intensa e constante do parque.

Mas nem mesmo a temperatura faz a gente querer ir embora, pelo contrário, a atmosfera do lugar é tão mágica, tão única, que dá até uma tristeza em ir embora.

Mundo Gelado do Capitão Jack

Tá, você acha que -5°C não é frio o suficiente? Então que tal entrar em um parque cuja temperatura é -23°C? Sim, você não leu errado, o Mundo Gelado do Capitão Jack em Canela traz uma verdadeira experiência congelante, como se estivéssemos na própria Antártida. Por aqui, nos divertimos vendo esculturas de gelo, como cadeiras, sofás e poltronas ao entrar na caverna glacial. Além disso, o parque expõe uma incrível exposição do Capitão Jack, repleto de objetos da vida marítima.

Assim como o Snowland, o Mundo Gelado também oferece roupa na entrada do parque. Lembrando que é sempre bom levar uma roupa bem quentinha por baixo, ainda mais no Capitão Jack que a temperatura é mais baixa que a do Snow.

Ice Bar Mundo Gelado

Muita gente tem dúvidas sobre o Ice Bar e o Mundo Gelado do Capitão Jack, então vamos à explicação: os dois ficam no mesmo local, na cidade de Canela. A diferença é que o Ice Bar oferece drinks de gelo, além de todas as atrações do Mundo Gelado do Capitão.

O Mundo do Capitão Jack abre diariamente até às 18 horas, já o IceBar acontece apenas na parte da noite, encerrando suas atividades às 23 horas.

Embora o início do inverno seja em junho, em maio já é possível curtir o frio em Gramado e Canela com temperaturas chegando entre 15°C à 10°C. Já nos meses de junho até agosto a previsão do tempo marca entre 10°C à 1°C. Com isso, até pode ter neve na Serra, como aconteceu em 2013 e 2020.

Fonte: Viver Gramado

É muito importante você trazer roupas quentinhas caso esteja vindo para Gramado nesse período. Se estiver com dúvidas sobre o que levar na mala, tanto em Gramado, como em Canela, há muitas lojas de roupas e acessórios de inverno. Outra opção bacana é locação de casacos, como é o caso do iClosset, empresa especializada nesse serviço, que oferece muitas opções de modelos, cores e tamanhos.

Onde comer?

Se no verão procuramos comidas refrescantes, no inverno queremos ver até a fumaça do prato evaporando no ar, certo? E na Serra Gaúcha há muitas opções de comidas quentes, como sopas, massas, risotos e a famosa sequência de fondue (veja o post com os melhores restaurantes da região aqui).

Sopas

As sopas são deliciosas e suas receitas recebem grande influência da culinária alemã e italiana, pois a região foi colonizada por estes povos. A Sopas da Serra, por exemplo, oferece 5 tipos de sopas no cardápio, além de um buffet vasto de saladas. O prato é leve e saboroso, sendo uma boa escolha para quem procura uma comida mais light, nutritiva e saborosa.

Massas e Risotos

E como estamos falando de culinária europeia, é impossível não falar de massas e risotos. Por aqui você vai encontrar deliciosas cantinas italianas oferecendo os melhores pratos. Nossa indicação é a Villa Italia, que apresenta um combo especial dos dois pratos, com ingredientes variados.

O mais legal é que todo o espaço foi pensando na Itália, com seu visual natural, casa de pedra e objetos que nos remetem à vida das colônias da serra. Ah, não esquecendo que o restaurante fica no interior de Gramado, o que cria uma atmosfera ainda mais especial e retrô.

E se você está pelo centro de Gramado e não tem como se locomover até o interior da cidade, a Cantina Premium é uma ótima escolha. Situada no centro, oferece além de massas e risotos, um saboroso galeto como acompanhamento.

Chocolate quente

É óbvio que não iria esquecer de falar dos deliciosos chocolates quentes 🤤. Essa verdadeira obra de Deus pode ser encontrada em praticamente todos os cafés das cidades.

A Casa da Velha Bruxa é um ótimo lugar para conhecer, já que possui um cardápio com muitas opções de bebidas quentes. O legal é que a Casa pode ser encontrada no centro de Gramado, bem na avenida Borges de Medeiros; e em Canela, na Estação Campos de Canella. O restaurante oferece produtos do chocolate prawer, uma das grandes marcas da região. Já a Chocolate Planalto, que também fica no centro de Gramado, oferece chocolates de todos os tipos, para todos os gostos na sua loja/cafeteria.

E para deixar o tour de inverno mais interessante, é possível você visitar as fábricas das principais marcas de chocolates da Serra Gaúcha. São várias opções de roteiros que visitam fábrica + loja, nos dando uma experiência completa de como estes produtos são produzidos. Dá uma espiada no vídeo abaixo sobre a Fábrica de Chocolates Florybal 👇

Reprodução: Estúdio FlashTOP

Não tem jeito, o destino das férias de julho é só um: Gramado e Canela. Arruma as malas e vem tomar um chocolate quente na Rua Coberta, fazer um boneco de neve no Snowland e experimentar bons pratos europeus. E não esquece de me contar como foi a sua experiência no ponto mais romântico (e frio!) do Brasil ;)