O que fazer em Foz do Iguaçu: 20 atrações imperdíveis

A "terra das cataratas" também é terra de cultura, história, parques temáticos e muito mais! Conheça Foz do Iguaçu com o GuiaPass

Fernanda Pereira
Por Fernanda Pereira9 min. de leitura

1) Cataratas do Iguaçu

Em primeiro lugar precisamos falar delas, né? As Cataratas são os grandes cartões postais da cidade, capaz de chamar turistas de qualquer lugar do mundo! Vale muito a pena ver de perto as impressionantes quedas d'águas, além de desfrutar de momentos únicos em meio à mata atlântica. Roupas e sapatos leves e confortáveis serão mais que necessárias aqui, principalmente na Garganta do Diabo, o ponto principal da visitação. Outros mirantes, igualmente bonitos, são avistados no parque que possui, ainda, uma ótima infraestrutura. Para curtir ainda ainda mais o dia, invista no passeio de Macuco Safari e almoço no Ponto Canoas.

2) Marco das 3 Fronteiras

É aqui que se faz a divisa dos países Brasil, Argentina e Paraguai - por isso o nome "3 fronteiras". Essa demarcação é feita através dos famosos obeliscos de cada um, cujo do Brasil é o mais famoso com as cores das bandeiras (assim com os outros). Do lado de cá, conseguimos observar também os obeliscos do Paraguai e da Argentina.

O lugar é lindo, lindo mesmo! Aqui temos uma infraestrutura maravilhosa, com banheiros, bares, o restaurante Cabeza de Vaca, pracinha kids e vários ângulos perfeitos para fotos.

Mas nem toda paisagem bonita do lugar encanta tanto quanto o show que acontece a partir das 18h30min. Gente, que show! Ele inicia ao entardecer e vai até o cair da noite, lá pelas 20 horas. É lindo ver as três culturas muito bem representadas por bailarinos talentosos durante esse período de transição do dia. O obelisco, que antes já era imponente o suficiente, agora fica absurdo.

3) Parque das Aves

São mais de 900 aves entre 150 espécies presente no parque que mais preserva as aves no mundo. Protegendo as espécies de maus tratos e/ou extinção, o Parque das Aves se consagra, a cada ano que passa, como extremamente necessário para o bioma brasileiro. Claro, além de todo trabalho que ele se propõe, é um verdadeiro observar essas belezas bem de perto, oportunidade única eu diria. Ótimo para todas as idades e em todas as estações do ano, a atração se tornou uma das queridinhas de Foz. Bem em frente ao Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas), é possível combinar os dois em apenas um dia.

4) Itaipu Panorâmico

Você vai se impressionar ao saber que existe um turismo gigante na Usina Binacional Itaipu, ao total são 4 atrações incríveis que acontecem aqui dentro. A mais adquirida pelos turistas é o passeio panorâmico. A bordo de um ônibus de 2 andares, conhecemos uma parte da usina, sua história e seus feitos. O famoso Mirante do Vertedouro é uma das paradas especiais, onde conseguimos ver, em alguns dias, as comportas abertas.

5) Itaipu Iluminada

Todas as sextas e sábados temos a Itaipu Iluminada, um passeio muito semelhante ao panorâmico, mas especial por ser feito à noite. Isso mesmo! Imagina ver toda a imponência da Itaipu ao entardecer? Muito emocionante! E isso se intensifica quando presenciamos um belíssimo show antes das luzes se acenderem, bem em frente à usina. Depois disso, subimos no ônibus e observamos todas as luzes que a rodeiam... Fascinante!

6) Itaipu Circuito Especial

O Circuito Especial é para quem tem curiosidade de vê-la por dentro, saber seus detalhes, suas peças, como são as operações e informações mais técnicas. Engana-se quem pensa que essa atração é voltada aos engenheiros. Também é, mas acompanhados por um guia, somos convidados a conhecer a grandiosidade que é a usina... Eu fiz e valeu muito a pena! De quebra, ainda temos o tour panorâmico incluso, isso nos ajuda a enxergá-la de todos os ângulos possíveis.

7) Itaipu Refúgio Biológico

Esse é diferente de todos os outros, pois o foco não é a usina em sim, mas a fauna e flora que existe e vive na enorme área que envolvem os dois países, Paraguai e Brasil. O passeio é feito a maior parte a pé, por uma trilha de fácil acesso. Guiados, conhecemos uma Itaipu não muito conhecida e nem falada, com os animais que eles resgatam (seja de acidentes, seja de maus tratos), as plantações que cultivam e outros projetos que a envolvem. Para quem está com crianças, essa é a melhor dica de passeio.

8) Roda Gigante Yup Star

Se você tem medo de altura... Essa atração é para você. Não, você não leu errado. A Yup Star é uma atividade incrível e segura, em uma velocidade lenta, o que nos ajuda a curtir o passeio e admirar a paisagem. Ao total, são 20 minutos dentro da roda gigante e você pode repetir a experiência quantas vezes desejar. Aqui dentro temos uma ótima infraestrutura com lanches, chopes, doces, refrigerantes, banheiros, estacionamentos e loja. O melhor de tudo é que ela fica bem ao lado do Marco das 3 Fronteiras, unindo duas atrações em um lugar só.

9) Passeio de Kattamaram II

Entre os rios Iguaçu e Paraná é onde acontece o passeio de Kattamaram II, um barco lindíssimo que proporciona um turismo para lá de especial. Tanto no almoço, como no jantar, há um delicioso buffet com pratos quentes e frios a sua espera. Mas claro, fazê-lo ao pôr do sol é o que realmente impressiona! Para quem procura apenas a opção do passeio, sem jantar, também é possível. Além do buffet, o Kattamaram II oferece petiscos, pratos especiais e drinks charmosos. Seja a opção que você escolher, não se arrependerá.

10) Museu de Cera

Engana-se quem pensa que Foz do Iguaçu só tem Cataratas, cachoeiras e parques naturais. A cidade vem crescendo de forma gradual, com muitas atrações novas e divertidas por aqui. O Dreams Park, algo semelhante ao Combo Dreams da Serra Gaúcha, reúne 5 parques temáticos em um único lugar. Para começar, o Museu de Cera de Foz é demais, sério mesmo. Com personagens da cultura pop, seja cinema, televisão, música e esporte, cada cenário é temático com luzes e músicas de fundo para deixar o ambiente o mais verossímil possível.

11) Maravilhas do Mundo

Já o Maravilhas do Mundo reúne uma exposição muito fofa e delicada de 40 das obras mais importantes do mundo, entre elas Exército de Terracota (China), Esfinge de Gizé (Egito), Pirâmide de Chichén Itzá (México) e a Torre Eiffel (França). Tudo em miniatura, é claro.

12) Vale dos Dinossauros

Ai, esse parque é perfeito!!!! Ele tem muita energia de "Jurassic Park", com as esculturas dos dinossauros em meio à floresta, a música tema de fundo gerando aquela tensão no ar... Não é só as crianças que curtem, os adultos também vão se apaixonar. Vale a pena também conhecer e aproveitar para fazer o Dino Adventure, atrações radicais dentro do Vale.

13) Ice Bar

Vai aí um drink hiper gelado dentro de um bar com temperatura -11ºC? Será que aguenta? Olha, eu acho que sim. O Ice oferece jaqueta e luvas para você enfrentar a sensação congelante, além de bebidas com ou sem álcool totalmente a sua disposição, no sistema open bar. Aproveite para tirar fotos divertidas no cenário azul com várias estátuas feitas de gelo.

14) Motor Show

O museu que expõe as famosas motos Harley-Davidson em um ambiente totalmente rock n' roll chama atenção pelo clima e pelo bar incrível que oferece drinks, almoço e lanches. O único que une turismo e gastronomia em um só lugar.

15) Movie Cars

Falando em parques temáticos, e não muito longe do Dreams Park, temos o Movie Cars, um lugar incrível que expõe os carros mais famosos do cinema, da música e da televisão. Entre eles estão o carro do filme Os Caça-Fantasmas e também de filmes antigos, entre as décadas de 40 a 60. Cada cenário tem uma decoração única, tudo para a imersão ser o mais real possível... E olha que funciona! É um lugar mágico e ótimo para estar com toda a família. A visitação dura em torno de 2 horas e o museu ainda possui uma deliciosa lanchonete ao final do tour.

16) Water Show

Bem ao lado do Movie Cars, temos o Water Show, um espetáculo que mostra as cenas mais icônicas do cinema por meio de projeções nas águas. O show é rapidinho, uns 30 minutos, mas muito lindo e diferente de tudo o que podemos ver em Foz. Além disso, ele acontece sempre durante a noite, ótimo para incluir na visita ao Movie #ficaadica rs

17) Falcoaria

Pertinho do Dreams Park, a falcoaria é mais uma atração interessante para quem ama animais e natureza. Primeiro, temos uma linda apresentação de cavalos, detalhes e cuidados das raças existentes no centro. Seguimos com a falcoaria e as aves de rapina. Conseguimos vê-las beeeem de pertinho e analisar cada detalhe! É lindo e impressionante.

18) Rafain Show

A Churrascaria Rafain oferece almoço e jantar quase todos os dias da semana. Com um buffet vasto, repleto de comida de todos os tipos possíveis, se tornou uma das grandes atrações da cidade. Mas é à noite que ela brilha! O show cultural que homenageia 9 países da América Latina traz cor e som durante a refeição. O mais legal é que a interação dos músicos e dançarinos com a gente acontece em vários momentos durante o espetáculo.

19) By Night em Puerto Iguazú

Foz do Iguaçu é uma cidade fronteira, então pode esperar uma "miscelânia" de cultura e tradição nas atrações e passeios (como já foi dito aqui várias vezes). E claro que, seguindo essa lógica, temos passeios que acontecem tanto em Ciudad del Este (Paraguai), como em Puerto Iguazú (Argentina). O famoso By Night traz tudo o que a Argentina tem de bom: vinho, alfajor e um choriso daqueles! Entre os pontos visitados, temos o obelisco do lado argentino e a famosa "Feirinha", um centro a céu aberto onde encontramos várias lojas que vendem alfajor, vinhos, azeitonas, azeite de olivas, doce de leite e muito mais. As opções de restaurantes e bares são grandes aqui, para todos os gostos e sabores. Para quem procura alta culinária, temos as opções com jantar. Além das paradas estabelecidas, você pode aproveitar o resto da noite no Patanegra ou no Guamini Mision, ambos sensacionais.

20) Tour de compras no Paraguai

Outro passeio que merece a sua atenção é o tour de compras que acontece no Paraguai, mais precisamente na cidade Ciudad del Este. Entre os inúmeros shoppings pelo centro, você encontra eletrodomésticos, perfumes, maquiagens, roupas, louças, jogos eletrônicos, vinhos e tudo o que pensar. Mas atenção! Pela fama de preços baixos e alta procura dos turistas brasileiros, há muitos assaltantes e contrabandistas pelas ruas da cidade (é sério). Além disso, há várias ruas proibidas para turistas, onde a onda de assalto é muito, mas muito grande. Por isso o mais indicado será sempre estar junto com um guia turístico, pois ele conhece bem essa região. Normalmente os guias nos levam ao Shopping Paris, um lugar com muitas lojas e preços ótimos. Eu fui e posso dizer que vale muito a pena.

Eu fiquei 2 meses em Foz do Iguaçu e foi realmente incrível! A cidade é 80% voltada para o turismo, então não se preocupe... Aqui todos estão dispostos a ajudar e auxiliar. Todas as atrações citadas no post estão no guiapass.com, a maioria com opções com ou sem transporte.

Embora muitas pessoas pensem que só existe as Cataratas do Iguaçu para conhecer, esse destino tem se tornado cada vez mais inovador no quesito atrações turísticas. Sem dúvida a beleza natural da cidade é o que nos encanta de cara mas, com 5 dias de viagem, você consegue realizar várias atividades, cada qual com o seu estilo próprio.

Dúvidas frequentes

Entenda como funciona o GuiaPass

Na página da atividade desejada, selecione uma data disponível no calendário e as quantidades para adicionar ao seu carrinho/pacote. Em seguida, você poderá adicionar mais atividades ao mesmo pacote. Na sessão do seu carrinho você encontra todos os detalhes de suas atividades selecionadas no pacote atual, além das vantagens como o total de cashback a ganhar e poderá finalizar sua compra a qualquer momento. Após a finalização da sua reserva, seus vouchers em QR Code estarão disponíveis em sua conta e também são enviados por email.

Cartão de crédito (MasterCard, Visa, Elo, American Express, Hiper, Hipercard e Diners Club). Além disso, oferecemos a opção de pagamento via Pix ou Boleto e parcelamos em até 12 vezes no cartão de crédito.

Sim, você pode cancelar ou alterar sua reserva em até 48 horas antes do horário de partida do passeio ou transfer, na maioria das atividades. Algumas atividades possuem uma política de cancelamento diferente que pode ser consultada na página de cada atividade. Para cancelamentos ou alterações após esse período, entre em contato conosco para obter assistência.

Após efetivar a compra do seu pacote de atividades, caso você desista de um ou mais itens, por qualquer motivo, você receberá reembolso integral dos respectivos valores pagos, desde que respeitados os prazos de alteração e cancelamento.

Após concluir sua compra, você receberá um e-mail de confirmação com os detalhes das suas reservas e vouchers eletrônicos em QR Code que você pode imprimir ou apresentar no seu celular nos dias das atividades.

A grande maioria das atividades aceita voucher digital, nestes casos, você pode apresentar o voucher eletrônico no seu celular no dia da atividade, sem necessidade de imprimir. Você verá esta informação em destaque na página de cada atividade.

Para transfers, os horários de partida são agendados de acordo com a chegada dos voos no aeroporto. Importante observar que pode haver um período de espera para aguardar demais passageiros. Em nossa busca inteligente de transfers, você pode consultar todos estes detalhes com clareza. Quanto aos passeios, os horários específicos estão detalhados dentro de cada respectiva página em nosso site ou app.

Sim, a maioria dos nossos passeios inclui guias turísticos profissionais e devidamente licenciados. Deixamos esta informação em destaque em cada página de atividade do nosso site ou app.

Oferecemos ambas opções, dependendo do serviço reservado. Você pode encontrar essas informações na página de detalhes do passeio ou transfer no nosso site ou app.

Sim, você pode solicitar um transfer para um local específico que não esteja listado. Neste caso é necessário contatar nossos agentes na Central de Ajuda via chat ou WhatsApp para obter assistência e verificar disponibilidade.

Algumas atividades podem incluir taxas de entrada em atrações turísticas. Essas informações estão disponíveis na página de cada atividade em nosso site ou app, nas sessões sobre o que está incluso ou não incluso.

Recomendamos que você use roupas e calçados confortáveis durante os passeios. Além disso, traga protetor solar, chapéu e água para se manter sempre hidratado.

Instale o GuiaPass em seu celular e tenha ainda mais praticidade e agilidade

Melhore ainda mais a sua experiência com o app GuiaPass. Mais facilidade para planejar a sua viagem e manter-se conectado. Disponível para Android e iOS.

GuiaPass na Play StoreGuiaPass na AppStore
App GuiaPass

Fique por dentro

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas e ofertas imperdíveis para sua viagem.