Cataratas do Iguaçu: o que saber antes de visitar

Post completo cheio de dicas e informações importantes sobre o parque que contempla o MAIOR conjunto d'águas do mundo

Fernanda Pereira
Por Fernanda Pereira9 min. de leitura

Inigualável. Inexplicável. Acredito que essas são as duas melhores palavras que descrevam bem as Cataratas do Iguaçu, considerada desde 2012 como uma das 7 Maravilhas da Natureza do Mundo!

Sobre as informações técnicas, vamos lá: são 275 cachoeiras que, juntas, fazem divisa entre Brasil e Argentina. As quedas d'águas do Rio Iguaçu se estendem a 2,7 km e altura que varia entre 60 a 82 metros.

Em termos de estrutura e atividades, o lado brasileiro se destaca sem dúvidas. Você encontra restaurantes, elevador, banheiros, quiosques e loja aqui dentro.

Ok ok, os números não nos ajudam em nada a visualizar o quão grandioso são essas quedas que, ao final, se transformam na famosa "Garganta do Diabo", a parte mais forte das Cataratas.

Ao total, são 5 mirantes para vermos as Cataratas em diversos ângulos. Claro que o melhor é a Garganta do Diabo, mas nenhuma delas é "simples", já que a paisagem aqui é muito, mas muito linda.

Todo o trajeto é feito por rampas e escadas largas, de fácil acesso. Ele inicia no hotel Belmond e acaba justamente na Garganta do Diabo. Para voltar à rota principal temos duas opções: elevador ou escada.

Como visitar as Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu estão dentro do Parque Nacional do Iguaçu, assim como o famoso hotel Belmond Cataratas e as atividades que podemos fazer antes ou depois da visitação, como é o caso do Macuco Selva e o Macuco Safari.

O lugar é enorme, mas enorme mesmo! Tão enorme que ônibus são disponibilizados pelo próprio parque para levar os turistas da bilheteria até as quedas d'águas propriamente dito. Aliás, falando em bilheteria... Mesmo na baixa temporada, como março e abril, o fluxo de pessoas lá é muito grande (então imagina no período de férias!). Por isso, o mais indicado é comprar o ingresso com antecedência, assim você eliminará um bom tempo de fila e espera.

Uma dica que acho legal já falar aqui é que quando você compra o ingresso com transporte junto, o guia turístico faz tudo por e para você. Além de explicações e dicas do que fazer primeiro (já que ele conhece bem essa atração), acaba nos ajudando também na locomoção entre um lugar e outro. Para quem está com crianças e/ou idosos, essa é a melhor opção, sem dúvidas. E também para quem não quer se preocupar com absolutamente nada (como foi meu caso rsrs).

Passeio de Macuco Safari

Tem como fazer tudo independente? Tem sim! Até porque o próprio parque disponibiliza o ônibus, então vai muito da sua proposta como turista.

O parque abre diariamente das 9 horas até as 16 horas, mas eu realmente aconselharia você a chegar no primeiro horário, ou antes do meio dia pelo menos. Além da extensa área, é impossível fazer todo o tour das Cataratas em apenas 1 hora, por exemplo — ainda mais para quem está com crianças.

Vá com calma, com roupa beeem confortável e sem pressa para ir embora. Leve água, chimarrão, lanches leves e tudo o que tem direito, além de repelente, protetor solar e chapéu. Para quem deseja fazer aquelas atividades extras que citei, não esqueça de levar uma segunda roupa para trocar ao final do tour.

Quando visitar as Cataratas do Iguaçu

É nos meses mais quentes que o volume de água das Cataratas aumenta, justamente por serem períodos mais chuvosos em Foz do Iguaçu. Para vê-la a todo vapor, escolha entre outubro a abril.

Por isso, embora março e abril sejam meses relativamente mais tranquilos para viajar, saiba que nas Cataratas o fluxo de pessoas é grande.

Entre dezembro a março o sol é muito intenso na cidade, então já reserve na mala roupas leves e confortáveis. Prepare-se para se molhar quando chegar na plataforma da Garganta do Diabo, a parte mais impressionante do tour. Aqui a gente se molha mesmoooo, saímos de lá enxarcados, não tem jeito!

Para ser sincera, não sei se vale a pena comprar a capa de chuva deles, porque vamos nos molhar de qualquer forma. A densidade da água é muito forte aqui e, à medida em que vamos chegando mais perto da ponta, mais forte fica. Fica tão forte que aquele calorzinho que sentimos em todo o percurso some, passando uma sensação de frente fria. Não se assuste, vale cada segundo esse trajeto. O que você verá aqui é único e inexplicável. Só quem visitou pode entender, de fato, o que quero dizer.

Qual roupa usar nas Cataratas do Iguaçu

Essa questão da roupa é muito pessoal. Ir confortável para aguentar o calor e a caminhada ou ir com um look bafônico para tirar altas fotos? Eu posso dar apenas a minha única experiência, que foi um macacão e um all star botinha rs. E eu não cansei e nem fiquei com calo nos pés!

Não pense no calor, pois calor você vai sentir de qualquer forma. Mas eu poderia falar aqui o que NÃO usar:

  • Roupas brancas, pois você vai se molhar muito nas Cataratas... O que pode deixar a roupa transparente
  • Calça jeans, pois é um material pesado e difícil de caminhar/secar
  • Vestidos curtos, pois impossibilitam você de se sentir totalmente à vontade
  • Vestidos longos, pois o lugar é úmido e aqui estamos em meio à vegetação natural, ou seja, a barra do vestido poderá sujar em algum momento
  • Sapatos altos ou abertos. Vá de tênis ou sapato fechado, que não escorregue. Segurança e conforto em primeiro lugar, né?

Acessibilidade nas Cataratas do Iguaçu

Caminhamos por uma plataforma em meio à vegetação natural do parque, então quem está com carrinho de bebê é bem tranquilo. O acesso aos mirantes é feito por escadas, algumas com degraus bem curtos, para ser sincera, mas também nada impossível de passar. Já para PcD's, o parque disponibiliza cadeiras de rodas no centro de visitantes (bilheteria).

O acesso à Garganta do Diabo é feita por uma plataforma, muito tranquilo de pessoas com cadeira de rodas irem. Claro que eles vão se molhar igual, o que faz parte da experiência também né rs. Para chegar até a área dos restaurantes, há um elevador ao final desse passeio.

O parque recebe visitas de milhares de pessoas, sempre tem muita gente aqui! Então chegue cedo para fazer tudo com calma, sem pressa, aproveitando cada segundo.

Amanhecer nas Cataratas do Iguaçu

Imagina ter a chance ÚNICA de ver as cataratas sem ninguém por perto? Ou melhor (rs) quase ninguém? A atração "Amanhecer nas Cataratas" é exatamente isso e de brinde ainda conseguimos observar o nascer do sol junto com as quedas d'águas. É, sem dúvidas, inesquecível! Diferente do ingresso normal, com este temos acesso ao parque logo no primeiro horário da manha, às 5 horas para quem for de transporte e às 6 horas para quem adquirir apenas o ingresso. Ambas contemplam um delicioso café da manhã colonial oferecido pelo restaurante Porto Canoas. Em uma das opções ainda podemos fazer todo esse trajeto com um guia especializado, que além de nos explicar detalhes sobre essa atração, ainda nos leva pela antiga entrada do parque. Sem palavras...

O que fazer nas Cataratas do Iguaçu?

Muitas outras atividades poderão ser feitas dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Por ser um parque a céu aberto e de grande vegetação tropical, as atrações são mais... radicais e que envolvem aventura e natureza, então se você curte esse tipo de coisa, aproveita a chance sem pensar duas vezes.

Passeio de Bike pelas Cataratas do Iguaçu

São 11km de passeio em que você sente todo o ar puro da Mata Atlântica. Há, claro, paradas estratégias para fotos e contemplação das paisagens. A atividade é considerada "leve" por causa da estrada, mas você precisa ser, no mínimo, familiarizado com o esporte. Afinal... O sol daqui é forte mesmo, o que exige um esforço extra.

Macuco Selva

Esse passeio é muito legal e diferente, já que caminhados por dentro da mata do parque. O ar, 100% puro, deixa o clima da atividade lá nas alturas. Percorremos cerca de 3 km dentro de uma jardineira com um guia bilíngue explicando sobre a vegetação, fauna e flora do lugar. Após isso, temos mais 500 metros de caminhada para vermos tudo isso que foi explicado bem de perto. O passeio é simples, em torno de 1 hora, mas pela trilha feita dentro da mata... Não sei se é uma boa ir com crianças ou idosos.

Macuco Safari

O Macuco Safari é basicamente o Macuco Selva, só que mais completo. São 2 horas de passeio aqui e, além de fazer todo o trajeto do Selva, ainda passeamos de bote até as Cataratas! Sim, você não leu errado. O bote leva você até uma das cachoeiras para tomar um banho daqueles... A experiência é sensacional e digo isso com propriedade, já que tive a oportunidade de realizar em março de 2023. Como o Macuco Selva está dentro do Safari, temos a opção de seguir de jardineira até o ponto de embarque do bote, ao invés de fazermos os 500 metros de trilha. O que ajuda para quem está com crianças e/ou idosos. Atividade segura, única, divertida e radical na medida certa. Não se preocupe e nem fique com medo! Aqui é tudo muito seguro, com guias e colete salva-vidas.

Restaurante Porto Canoas

O grande restaurante do Parque Nacional do Iguaçu é uma verdadeira delícia e uma ótima pedida para quem, assim como eu, precisa de nutrientes para aguentar o sol de Foz do Iguaçu. Com uma comida deliciosa e que agrada todos os paladares, ainda temos uma visão única das Cataratas do Iguaçu. Vale a pena conhecer. A comida é servida ao estilo buffet e livre.

Passeio de Helicóptero

Esse passeio aqui é incrível! É claro que vai exigir uma graninha a mais de você, mas sério... Imagina ver as quedas d'água do ponto mais alto? São 10 minutos que parecem ser 10 horas, de tão magnífico que é! O voo acontece em um estabelecimento ao lado do parque, então não se preocupe, você não precisará pagar a entrada novamente.

Parque das Aves

O Parque das Aves não fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, mas ele é bem perto, o que vai te ajudar na hora de montar o roteiro. Se fizer Parque das Aves + Cataratas no mesmo dia, além de ter praticamente o dia inteiro cheio, não vai gastar tanto tempo com locomoção e dinheiro.

É impossível não se apaixonar pelo parque e pelas aves que ali habitam. De forma totalmente segura e responsável, observamos as espécies vivendo de forma livre. Muitas, infelizmente, foram resgatadas de maus tratos... Por isso todo o cuidado é pouco aqui: não fique muito perto delas, não agarre e nem tente fazer carinho. Durante todo o percurso, há instrutores que nos ajudam com informações e os devidos cuidados. Vale muito a pena conhecer!

Cataratas Argentinas

Ver as Cataratas do Iguaçu é uma coisa assim, sem explicação! São lindas e absurdas. Mas, você sabia que só 20% das Cataratas estão do lado brasileiro? E todo o resto, ou seja, 80% estão do lado argentino? É por isso que a visão na Argentina é muito, mas muito mais bonita que do Brasil.

E não estou desmerecendo o nosso lado, bem pelo contrário. Se aqui a imagem e experiência são mágicas, na Argentina é coisa de outro mundo. A diferença principal entre as duas é a extensão do parque, sendo a do Parque Nacional Iguazú muito maior e, por consequência, mais trilhas para fazer e quedas para admirar.

No Parque Nacional temos apenas uma trilha, um pouco mais de 2 km a pé, até chegar na Garganta do Diabo. Já na Argentina, além da passarela principal do parque que leva você até a Garganta, temos outras 3 trilhas que levam à outras quedas tão lindas quanto!

A vegetação aqui é gigante, então você pode encontrar sim durante o dia jacarés, cobras e os famosos quatis. Assim como no lado brasileiro, o ponto "alto" do passeio é a Garganta do Diabo. Se lá conseguimos vê-la por baixo, aqui a observamos por cima... Não nos molhamos 100%, mas uns 60% sim rs.

Aqui não tem nada de "pensar no look", muito menos ir de all star como eu fui. Vá com roupas e sapatos confortáveis. O calor e as caminhadas longas que você fará necessitam de uma roupa leve, é sério.

Eu não diria que o parque é mais simples, mas com certeza mais rústico. Para quem ama natureza, vai adorar cada segundo do passeio. Além disso, o Gran Aventura, semelhante ao Macuco Safari, faz a alegria do pessoal que quer tomar um banho daqueles do lado argentino.

Seja o lado brasileiro, seja o lado argentino... Você estará bem servido(a).

Dúvidas frequentes

Entenda como funciona o GuiaPass

Na página da atividade desejada, selecione uma data disponível no calendário e as quantidades para adicionar ao seu carrinho/pacote. Em seguida, você poderá adicionar mais atividades ao mesmo pacote. Na sessão do seu carrinho você encontra todos os detalhes de suas atividades selecionadas no pacote atual, além das vantagens como o total de cashback a ganhar e poderá finalizar sua compra a qualquer momento. Após a finalização da sua reserva, seus vouchers em QR Code estarão disponíveis em sua conta e também são enviados por email.

Cartão de crédito (MasterCard, Visa, Elo, American Express, Hiper, Hipercard e Diners Club). Além disso, oferecemos a opção de pagamento via Pix ou Boleto e parcelamos em até 12 vezes no cartão de crédito.

Sim, você pode cancelar ou alterar sua reserva em até 48 horas antes do horário de partida do passeio ou transfer, na maioria das atividades. Algumas atividades possuem uma política de cancelamento diferente que pode ser consultada na página de cada atividade. Para cancelamentos ou alterações após esse período, entre em contato conosco para obter assistência.

Após efetivar a compra do seu pacote de atividades, caso você desista de um ou mais itens, por qualquer motivo, você receberá reembolso integral dos respectivos valores pagos, desde que respeitados os prazos de alteração e cancelamento.

Após concluir sua compra, você receberá um e-mail de confirmação com os detalhes das suas reservas e vouchers eletrônicos em QR Code que você pode imprimir ou apresentar no seu celular nos dias das atividades.

A grande maioria das atividades aceita voucher digital, nestes casos, você pode apresentar o voucher eletrônico no seu celular no dia da atividade, sem necessidade de imprimir. Você verá esta informação em destaque na página de cada atividade.

Para transfers, os horários de partida são agendados de acordo com a chegada dos voos no aeroporto. Importante observar que pode haver um período de espera para aguardar demais passageiros. Em nossa busca inteligente de transfers, você pode consultar todos estes detalhes com clareza. Quanto aos passeios, os horários específicos estão detalhados dentro de cada respectiva página em nosso site ou app.

Sim, a maioria dos nossos passeios inclui guias turísticos profissionais e devidamente licenciados. Deixamos esta informação em destaque em cada página de atividade do nosso site ou app.

Oferecemos ambas opções, dependendo do serviço reservado. Você pode encontrar essas informações na página de detalhes do passeio ou transfer no nosso site ou app.

Sim, você pode solicitar um transfer para um local específico que não esteja listado. Neste caso é necessário contatar nossos agentes na Central de Ajuda via chat ou WhatsApp para obter assistência e verificar disponibilidade.

Algumas atividades podem incluir taxas de entrada em atrações turísticas. Essas informações estão disponíveis na página de cada atividade em nosso site ou app, nas sessões sobre o que está incluso ou não incluso.

Recomendamos que você use roupas e calçados confortáveis durante os passeios. Além disso, traga protetor solar, chapéu e água para se manter sempre hidratado.

Instale o GuiaPass em seu celular e tenha ainda mais praticidade e agilidade

Melhore ainda mais a sua experiência com o app GuiaPass. Mais facilidade para planejar a sua viagem e manter-se conectado. Disponível para Android e iOS.

GuiaPass na Play StoreGuiaPass na AppStore
App GuiaPass

Fique por dentro

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas e ofertas imperdíveis para sua viagem.