Vale dos Vinhedos: enoturismo na Toscana brasileira
Conheça todos os sabores e aromas da Serra Gaúcha no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
A região que concentra as maiores vinícolas do Brasil, e reconhecidas mundialmente, merecem a sua visita. No mínimo 2 dias para conhecer cada cantinho do Vale dos Vinhedos, cerca de 10 km do centro de Bento Gonçalves.
O Vale é uma região do interior que faz divisa entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Todas elas são igualmente lindas — e históricas —, mas é em Bento que está a concentração das grandes vinícolas como Miolo, Casa Valduga e Cave de Pedra.
Como chegar no Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos não fica perto do centro de Bento Gonçalves, na realidade de carro você percorrerá cerca de 10km. Então, o meu conselho para você é: adquira passeios com transporte e guia turístico, assim não terá preocupações com carro, trânsito, distância e rotas (veja os melhores passeios aqui).
Para quem está em Porto Alegre, o Vale fica cerca de 122km de distância. O legal é que antes de conhecer a parte de Bento, você poderá conhecer primeiro uma parte de Garibaldi e assim por diante.
Para quem está em Gramado ou Canela, a distância é relativamente igual, a 125 km. Em ambos os trajetos temos pedágios, mas as estradas são boas e sinalizadas. Se estiver em Gramado e desejar fazer um tour completo, sugiro conhecer primeiro o Caminhos de Pedra, em seguida o centro de Bento Gonçalves e, por fim, o Vale dos Vinhedos.
O que fazer no Vale dos Vinhedos
Embora o mapa possa assustar por conta de muita informação, você consegue conhecer os principais lugares dessa região em um dia — se sair bem cedinho e voltar ao entardecer.
Basicamente há duas "avenidas" no Vale dos Vinhedos, rodeadas de vinícolas, restaurantes e outras atividades legais para fazer. É super fácil de andar por lá, já que as estradas se encontram toda hora, com muitas placas informativas em cada canto.
Lugares para conhecer além das vinícolas: Trufaria Devorata, Biscotteria Itallinni, Empório La Vigna e Cervejaria Moinho Graciema. Além de serem ótimos nas degustações, aqui você encontra presente para a família inteira ou até levar de recordação.
Vinícolas no Vale dos Vinhedos
Agora vamos falar de coisas boas, né? As vinícolas do Vale são o carro chefe dessa região. Por todo o lugar que você olha, tem uma vinícola! E os lugares em que estão são de áreas extensas, o que torna tudo mais lindo de se ver.
As degustações também são incríveis! Geralmente, quase todas as vinícolas dão uma taça de presente ao final da visitação. Vale a pena visitar, pelo menos, duas. Aqui no Bento Tour você encontra todas as atrações e horários.
Vinícola Miolo
A maior vinícola em vinhos finos do Brasil, também é uma das mais lindas. Iniciando sua história lá por 1897, atualmente a vinícola faz parte do "Miolo Wine Group", junto com a Vinícola Terranova (BA), Vinícola Almadén (RS) e Vinícola Seival (RS). Além da degustação tradicional, a Miolo tem o famoso "Wine Garden Miolo" que oferece uma experiência incrível no Vale dos Vinhedos com o seu bar a céu aberto. Vale a pena conhecer.
Vinícola Cave de Sol
Embora a primeira safra no Vale dos Vinhedos tenha sido em 2000, a história da família Passarin vem desde 1888 na Itália. Entre a cultura da produção artesanal de vinho até, de fato, a construção da Cave de Sol, a família tem hoje 3 terroirs, sendo 1) Serra Gaúcha; 2) Campanha Gaúcha; 3) Serra do Sudeste e 6 tipos de degustação como atração. Destaco aqui a degustação "Experiência Kids" com suco de uva e chocolate e a "Saudação ao Sol", uma degustação que mescla a dinâmica da meditação com degustação sensorial dos vinhos. Experiência incrível e bem diferente do que estamos acostumados.
Vinícola Lovara
Se você está procurando uma vinícola com história, é aqui! A Lovara tem dados históricos desde 1887, sendo em 1967 sua fundação. A casa em que Giuseppe Benedetti morou com sua família (e que foi construída pelo próprio) ainda está de pé e aberta para visitação e degustação. Feita de pedra, a moradia foi construída também lá por 1887-1888, trazendo consigo uma cultura familiar muito rica, de base forte. Ao total, são 4 tipos de degustação.
Vinícola Casa Valduga
Ao longo dos seus anos, a vinícola já conquistou mais de 300 prêmios nacionais e internacionais, além de ser reconhecida em diversos países pela sua excelência. Além de ser referência na elaboração de espumantes, ficou conhecida por trazer tecnologia nas etapas de produção, inovando e automatizando os processos cada vez mais. As degustações são várias, desde a tradicional até pacotes especiais que incluem harmonização, jantar e hospedagem. Simplesmente, a melhor vinícola do Vale dos Vinhedos.
Vinícola Barcarola
Saindo um pouco das grandes vinícolas, indo para as mais "familiares", a Barcarola é um verdadeiro charme! Impossível não se apaixonar pela casa antiga, construída em 1913 e que agora é boutique e sede administrativa da família. Somos recebidos de forma acolhedora e aqui descobrimos sobre o início da vinícola, juntamente com uma degustação primorosa.
Vinícola Marco Luigi
A história da família começa em meados de 1875, quando o Marco e seu filho Luigi saem do norte da Itália em busca de uma vida melhor aqui no Brasil. Luigi, jovem e inovador, inicia sua jornada no vinho com uma pequena cantina de pedra, com pipas de madeira talhadas à mão. São dois tipos de degustação: degustação + visita guiada, com 1h30min. de duração; degustação clássica, com 40 minutos de duração. Para quem apenas deseja conhecer o local, a loja e o garden (local de piquenique) é aberto ao público, sem precisar adquirir a degustação.
Vinícola Torcello
Essa vinícola aqui é digna de um cenário cinematográfico! Linda e em meio à natureza, a Torcello busca, em cada produção, excelência pura. Você verá na visitação que a grande preocupação (e objetivo principal) deles é em produzir vinhos de extrema qualidade, por isso a produção anual é pequena, cerca de 20 mil em vinhos, 15 mil em espumantes e 60 mil em sucos. Parece muito, mas não é! Ainda mais se compararmos ela com o Miolo Group, que produz cerca de 4 milhões de litros anualmente. A degustação não deixa nada a desejar, são 4 tipos de visitação e em todas ganhamos uma taça de cristal como presente.
Vinícola Capoani
"Uma família empreendedora", é assim que os Capoanis se intitulam e você vai entender o porquê quando visitar o espaço. Linda e elegante, a vinícola não se faz de rogada e utiliza o melhor da tecnologia em tudo, inclusive na arquitetura. Posso dizer aqui que ela se destoa das outras, mas não no sentido pejorativo, e sim sobre o fato dela trazer uma inovação, com muita elegância e classe ao Vale dos Vinhedos. É óbvio que temos história aqui, afinal a família saiu da Itália no século XIX e em 1973 Volmir Capoani foi um dos pioneiros na região ao plantar mudas da Videira Chardonnay. Todas as 4 degustações valem a pena, inclusive o piquenique no jardim.
É óbvio que essas são apenas algumas das vinícolas presentes no Vale dos Vinhedos. A seleção que fizemos aqui são de lugares históricos, famosos e interessantes para conhece
O que fazer no Vale dos Vinhedos - além das vinícolas
O Vale é uma incrível atração turística de Bento Gonçalves. Por aqui vamos encontrar muitos sabores deliciosos da Serra Gaúcha, que vai muito além do vinho.
Experimente os biscoitos na Biscotteria Itallinni
Veja e exposição de mini carros das décadas passadas no Cini Microcars
Conheça a loja da Devorata Trufas Artesanais
Deguste produtos coloniais na Queijaria Valbrenta
Jante no Restaurante Sbornea’s
Passe o dia na Leopoldina Jardim