O que fazer em Bento Gonçalves: dicas, vinícolas e atrações
Saiba todos os pontos turísticos e principais atrações para conhecer na cidade da uva e do vinho
Você sabia que Bento Gonçalves é a cidade nacional do vinho? Bom, se não sabia... Agora sabe rs. Além de ser a terra de grandes vinícolas, Bento é o berço da imigração italiana lá em meados do século XX. Por esse fato, a cidade é recheada de arquitetura histórica, cultura, tradição, datas festivas e uva... muita uva!
Como chegar em Bento Gonçalves?
Embora a cidade faça parte da Serra Gaúcha, ela fica a 120 km da queridinha e sempre procurada Gramado. Isso dá, em média, umas 2 horas de carro.
Para quem deseja explorar apenas essa cidade, o ideal é alugar um carro e desbravar os lugares conforme seus gostos pessoais. Agora, quem está hospedado em Gramado ou Canela não precisa se preocupar! Há muitos passeios interessantes com roteiros bem redondinhos que saem dos hotéis dessas duas cidades, levando até Bento.
Trem Maria Fumaça
Um dos passeios mais legais (e históricos!) da cidade, a Maria Fumaça chama atenção pela sua singularidade. No bilhete para visitação ainda está incluso o Parque Temático Epopeia Italiana que conta a história real de um casal de imigrantes italianos e a jornada para chegar ao Brasil.
O passeio inteiro é voltado à cultura italiana, com muita música, peças de teatro, degustações de vinhos e suco de uva nas estações... É perfeito e indicado para toda a família! Ah, e na estação de Bento ainda tem um estúdio fotográfico para sessão de fotos antigas (eu fui, eu tava 😂).
Quando ir a Bento Gonçalves
O período que eu julgo #ideal para ir a Bento é entre janeiro e março, já que a época da vindima — colheita das uvas — deixa a cidade extremamente bonita, além de muitos eventos festivos nas vinícolas (que são diferentes das visitações regulares). Aqui, nesse período, as atrações especiais são voltadas à prática e tradição da colheita da uva, passada de geração em geração. Temperatura entre esses meses pode chegar até 32°C.
Para quem ama friozinho com um bom vinho (tudo o que Bento tem de melhor), os meses de maio, junho, julho e agosto são ótimas escolhas. Venha com roupas quentes para aproveitar o dia lá fora, pois a cidade é repleta de lugares legais a céu aberto para conhecer.
Vale dos Vinhedos
Se Bento é uma das grandes percursoras do enoturismo no Brasil, muito disso é pelo Vale dos Vinhedos. A região concentra importantes vinícolas do país inteiro, como Miolo, Aurora e Casa Valduga.
É possível conhecermos essas vinícolas de perto, aprendendo sobre o processo da produção de seus produtos até a chegada nas lojas, além de descobrirmos a história e curiosidades por traz de cada marca.
Para quem está sem carro ou não quer se preocupar com trânsito, uma dica legal é escolher um passeio com roteiro voltado para o Vale dos Vinhedos.
Caminhos de Pedra
O "Caminhos de Pedra" é uma atração que não pode faltar no seu roteiro. Entre os 12 km de estrada, você vai encontrar museus, restaurantes, casas antigas, parques, vinícolas, cafeterias e lojas que, juntas, contam como foi a vida dos imigrantes italianos na região.
A herança desse povo vive até hoje e conseguimos enxergar suas raízes enraizadas em cada ponto que visitamos. O bacana é que sempre tem um fator histórico e familiar em cada um desses lugares, muitas vezes sendo administrados pela própria família.
Vale a pena conhecer: Casa da Erva-Mate, Parque Casa da Ovelha, Vinícola Strapazzon, Tecelagem Artesanal e Casa Bertarello, Casa do Tomate.
O que fazer em Bento Gonçalves - Centro
O centro da cidade traz muitas atrações interessantes para conhecer. Começando pelo centro histórico com a Igreja Cristo Rei e a Praça das Rosas bem em frente. O Chafariz de Vinho La Fontana que jorra água imitando vinho e a Via del Vino, onde se concentra os prédios mais antigos da cidade, também são ótimas opções de passeios.
Para quem escolher não fazer o Trem Maria Fumaça, uma opção legal é conhecer a Estação Ferroviária que é aberta ao público. Além de uma réplica de um trem a vapor para fotos, dentro da estação há lojas com souvenirs da cidade.
Não muito pertinho dali (cerca de 5km de carro) temos atrações bem históricas, como a igreja Igreja São Bento, o Monumento ao Imigrante e o Museu do Imigrante, todos com entradas gratuitas (e o museu ainda abre aos sábados).
Garibaldi - Capital do Espumante
A cerca de 13km de distância temos Garibaldi, a capital nacional do espumante. É aqui que está localizada a primeira e única vinícola autorizada a colocar nos rótulos o título "champagne" nos seus produtos, a Peterlongo.
Vinícola Garibaldi, o centro histórico e a Estação Ferroviária de Garibaldi são pontos que merecem a sua visita também ;)
Bento se tornou uma das grandes cidades do RS. Seja pelas vinícolas, seja pelos passeios históricos, seja pela Maria Fumaça, a cidade tem muito a oferecer! E todos que a visitam se apaixonam de cara, já que é impossível resistir a tal charme.
Agora que você sabe tudo o que vai encontrar por aqui, não esqueça de acessar guiapass.com e organizar o roteiro bem do seu jeitinho. Pelo menos um dia em Bento você precisa ter, né! O que espera você aqui é vinho, boa culinária e cultura.
Nós e Bento estamos te esperando ;D