Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves: história, cantinas, cultura, vinhos
São 12km de muita história, tradição e gastronomia italiana. Conheça o inesquecível "Caminhos de Pedra"
Leia também:
O Caminhos de Pedra é uma das atrações mais lindas e históricas de Bento Gonçalves (e arrisco a dizer da Serra Gaúcha inteira!). São 12 km repletos de casarões antigos, parques, vinícolas, restaurantes, cafeterias, lojas que, juntas, homenageiam e cultuam a história dos imigrantes italianos em solo gaúcho.
Por toda a parte da estrada você vai encontrar diversas atrações, então vá sem pressa para curtir cada momento (e visitar o máximo de lugares que conseguir). Situada na região interior de Bento, é tranquilo conhecer o Caminhos de Pedra em um dia ou dois. Por aqui também temos opções de hotéis muuuito charmosos para ficar.
Quem está por Gramado e Canela, por favor! Reserve um dia da viagem para fazer um tour por aqui.
O que fazer no Caminhos de Pedra?
Aqui estão os principais lugares para conhecer no Caminhos de Pedra. Já salva todos eles para seguir no instagram. Siga também o @guiapass
Casa da Erva-Mate
Já começo com um lugar bem gaúcho, né? Aqui conhecemos o processo da fabricação da erva-mate passo a passo. Além disso, o guia nos explica como era este processo antigamente ao mostrar ferramentas e máquinas antigas. É muito legal, juro! Bem em frente ao museu temos a loja deles, com ervas, bombas, cuias e outros artigos para presente. Quem não quiser visitar, pode pelo menos dar uma parada e tirar foto no moinho que sempre chama a atenção dos turistas haha.
Casa da Ovelha
O parque recria todo o conceito de "um dia na fazenda", com ovelhas, a parte da alimentação delas, falcoaria, degustação de queijos e outros produtos do leite da ovelha e uma apresentação de um premiado Border Collie guiando as ovelhas, o que se tornou a melhor parte do passeio rs. É uma atração para toda a família.
Trufaria Devorata
A trufaria é uma rede forte na Serra Gaúcha e merece estar na lista. Além da degustação, a gente conhece um pouquinho sobre a história da marca totalmente familiar. Vale a pena comprar algumas trufas, os sabores aqui impressionam pela originalidade.
Vinícola Strapazzon
Ai, eu amooo essa vinícola! A casa de pedra é super histórica e até foi cenário do filme "O Quatrilho". A família escolheu manter as casas, mesmo que não haja mais produção local de vinhos, para mostrar como era o processo de produção dos vinhos. A visita guiada é muito profissional e a degustação idem! Eu me perdi nos rótulos, mas são mais de 7 vinhos, 2 ou 3 tipos de suco de uva e cachaças dentro do tour. Depois, ainda rola uma degustação de queijos e salames em outro ponto. Realmente vale muito a pena!
Casa das Cucas Vitiaceri
Saindo um pouco das bebidas e museus, a casa de cucas está localizada em um charmoso casarão antigo. Aqui você pode escolher um delicioso café ou até uma tábua de frios e ficar curtindo o ar fresco do jardim. Lugar apaixonante e perfeito para conhecer a dois.
Casa do Tomate
Esse lugar surpreende! E já começa pelo nome rs, aqui não conhecemos nada sobre produção de tomates, se é o que você está pensando. Na verdade temos um baita tour histórico sobre as principais famílias da região e a construção do Caminhos de Pedra. Digo um "baita tour" pois foi tão bem explicado, tão detalhado, é demais e ótimo para quem curte o lado histórico das atrações. Vistamos uma casa antiga, com vários objetos das décadas passadas (bem casa de vó mesmo rs) e ao final tem uma loja com... Vários produtos de tomates! KKK Menção honrosa para o sorvete feito de tomate, para quem for corajoso e curte experimentar comidas exóticas.
Salumeria Caminhos de Pedra
Além da degustação ótima que tem aqui, você também pode escolher tábuas de frios para curtir o local. Atrás da salumeria ainda tem um incrível parque radical com váaarios brinquedos, vale a pena conhecer.
Casa da Tecelagem
Também em um casarão de madeira antigo, a tecelagem artesanal era muito comum entre as famílias italianas. Sendo os principais colonizadores dessa região, é claro que teria uma casa apenas disso, né? Aqui podemos encontrar todos os tipos de produtos de tecelagem, por sinal. Um mais lindo que o outro.
Onde comer no Caminhos de Pedra
Se estamos falando em uma única atração que engloba várias outras com a temática imigração italiana... É claro que o forte dessa região seria as famosas Cantinas Italianas. Entre massas, polentas, lasanhas e um bom vinho, as cantinas oferecem o que há de melhor na gastronomia europeia. O mais legal é que a maioria delas está dentro de algum casarão antigo, assim como todas as outras atrações citadas no post. Casarões de pedras ou de madeira, você precisa conhecer Trattoria Casa Angelo, Restaurante Nona Ludia, Pietra Trattoria e Ristorante Del Pomodoro.
E aí, curtiu as dicas? Eu particularmente adoro esse lugar e acredito que para quem curte uma experiência imersiva, entre sentidos, aromas, sabores, é o lugar ideal.